10 atitudes para ser mais feliz no dia a dia

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O que você acha que precisa para ser mais feliz? Ganhar mais dinheiro? Emagrecer? Comprar um carro novo? Fazer a viagem dos sonhos? É verdade que muitas pessoas adorariam conquistar tudo isso, ou alguns desses itens, mas não é preciso tanto para ser mais feliz no dia a dia. Pequenas mudanças de atitude e na forma como você lida com as diversas situações da vida podem deixar você muito mais feliz do que uma conta bancária recheada. Duvida? Então vamos lançar aqui um desafio!

Experimente adotar essas 10 atitudes bem simples no dia a dia e veja o seu humor mudar… para melhor!

Para ser mais feliz no dia a dia:

Exercite-se mais

Você provavelmente já ouviu falar que o exercício físico libera endorfinas no organismo, que são as substâncias químicas indutoras do prazer. Mas não é só isso. Além de trazer diversos benefícios para a saúde, reduzir a ansiedade e ajudar a queimar as gorduras, pesquisas já mostraram que a atividade física também é um excelente antidepressivo. Calma, não queremos dizer aqui que as pessoas que sofrem de de depressão devem largar o tratamento para praticar atividades físicas. Mas é verdade que os exercícios ajudam a aumentar o nível de felicidade, e os médicos concordam que podem trazer excelentes resultados, ao serem combinados com os tratamentos tradicionais. Resumindo: sair do sedentarismo faz bem para o corpo e para a mente. E qual exercício é melhor? Aquele que você pratica com prazer! Se estiver em dúvida em qual atividade fazer, confira nossas matérias da seção Movimente-se.

Coma mais alimentos da natureza

Quanto mais próximo da natureza um alimento for, mais vantagens para a sua saúde. Os alimentos in natura, livres de ingredientes artificiais e modificações pela indústria, além de serem bem gostosos, podem ajudar a prevenir doenças crônicas, problemas respiratórios, evitar certos tipos de câncer e ainda ajudar no processo de emagrecimento. Quer mais? Uma alimentação natural é muito mais barata que qualquer produto diet, light ou “sem qualquer coisa, para emagrecer” vendido nas gôndolas dos supermercados. Quer saber como começar? Leia a matéria Eat Clean: 7 dicas para adotar uma alimentação mais natural.

alimentos naturais

Pratique a gratidão

Fotos e frases que remetem à gratidão estão se tornando populares nas mídias sociais. Mas será o quanto do nosso dia realmente dedicamos a agradecer pelas coisas simples do dia a dia? Ou deveríamos agradecer somente quando estamos em uma paisagem de tirar o fôlego para ganhar curtidas no Instagram? Várias pesquisas já comprovaram que praticar a gratidão pode gerar impactos positivos para a saúde, para os relacionamentos e para o bem-estar. Duvida? Então confira todos os benefícios na matéria 8 razões para você praticar a gratidão.

Durma melhor

Várias pesquisas mostram que dormir bem é essencial para uma vida saudável e mais feliz.  Um sono de qualidade, entre 7 e 8 horas, é essencial para controlar o estresse, manter o bom-humor e ajudar a tomar as melhores decisões na vida. Além disso, uma boa noite de sono é imprescindível para fortalecer o sistema imunológico, ganhar músculos e perder gordura. Quer mais motivos para dormir melhor? Confira a matéria 10 motivos para você dormir mais.

dormir melhor

Reserve tempo para o lazer

Para recarregar as energias diariamente, é imprescindível que você reserve um tempo do seu dia para fazer as coisas que mais gosta. E por mais que você possa amar o seu trabalho, estamos falando de separar um tempo para o lazer mesmo. Pode ser um hobby, curtir um tempo de qualidade com a família, ler um livro ou simplesmente não fazer nada. Dedicar-se ao lazer, além de relaxar, ajuda na criatividade, a encontrar soluções para os problemas do dia a dia, a melhorar a produtividade e, principalmente, a manter a mente sã. Ah, e não se esqueça de tirar férias!

Gaste dinheiro com experiências

Há quem pense que gastar dinheiro com coisas físicas nos deixa mais felizes por mais tempo, uma vez que um carro, uma roupa nova, uma joia ou o telefone mais moderno do mercado dura mais do que uma experiência temporária, como ir a um show ou fazer uma viagem. No entanto, esta suposição está completamente equivocada. Segundo o professor de psicologia da Universidade de Cornell, Dr. Thomas Gilovich, que tem estudado a questão do dinheiro e da felicidade por mais de duas décadas, as coisas novas são excitantes no início, mas logo nos adaptamos a elas e elas deixam de nos trazer felicidade. No entanto, a experiência vivida se torna arraigada em nossa personalidade, além de nos conectar com outras pessoas, muito mais do que dividir um consumo. Ou seja, se no final somos resultados de todas as nossas experiências, por que não gastar o nosso suado dinheiro para vivenciar emoções mais significativas e duradouras?

viagem

Pratique a bondade

Inúmeras pesquisas empíricas já demonstraram que gestos de bondade reduzem o estresse e contribuem para uma melhor saúde mental. A pesquisadora e autora do livro Ciência da Felicidade, Sonja Lyubomirsky, comprovou em um estudo que pessoas que realizaram cinco atos de gentileza por dia, sentiram-se muito mais felizes no decorrer do dia, e o sentimento permaneceu por muito tempo. Se você puder praticar atos grandiosos de generosidade, parabéns! Mas não é preciso ir muito longe: você pode começar cumprimentando todos com um sorriso, sendo mais tolerante e gentil no trânsito, elogiando as pessoas de forma sincera, ajudando alguém a atravessar a rua ou doando parte do seu tempo a quem precisa.

Medite diariamente

Pesquisas já demonstraram que meditar regularmente pode reconfigurar o cérebro de forma permanente, elevando os níveis de felicidade, reduzindo o estresse e melhorando o sistema imunológico. Mas esses são apenas alguns dos benefícios da meditação. Na matéria Descubra os 10 benefícios do Mindfulness, você pode conferir por que praticar esta técnica de meditação, que pode ser feita em qualquer hora e em qualquer lugar, vai ajudar você a ter uma vida mais longa, mais feliz e saudável.

mindfulness

Critique menos

Simplesmente aceite que você, nem ninguém, é perfeito. Estamos todos num contínuo processo de aprendizado e evolução. E quando começar a ouvir as vozes na sua cabeça, criticando a si mesmo ou a outras pessoas, respire fundo e mude seus pensamentos. Dê lugar a sentimentos de compreensão, perdão e empoderamento. Se for realmente necessário criticar, faça com amor e de forma que a crítica ajude de verdade quem a está recebendo. Caso contrário, melhor se calar.

Aprenda a dizer não

A quantidade de opções e escolhas que estão à nossa frente diariamente pode nos deixar paralisados e com a sensação de que sempre estamos perdendo algo. Mas se não aprendermos a priorizar o que é realmente importante e tentarmos dar conta de tudo que nos aparece, o resultado será falta de tempo e de energia. Ao dizer sim para tudo, acabamos dizendo não para nós mesmos e para o que é importante em nossa vida. E isso vale para tudo: trabalho, relacionamentos, projetos pessoais, dinheiro, alimentação, etc. Por isso, seja consciente nas suas escolhas e comprometa-se somente com o que fará uma diferença real na sua vida, com impactos positivos para sua saúde e para o seu bem-estar.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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