10 motivos para você dormir mais

Share Button

Como está a qualidade do seu sono? Várias pesquisas já comprovaram que dormir bem é essencial para uma vida saudável. No entanto, o estresse do dia a dia tem interferido cada vez mais na quantidade e na qualidade do sono, causando vários prejuízos à saúde e ao bem-estar.

Se você tem deixado que outras tarefas roubem o seu sono, separamos 10 motivos para você deixar as distrações de lado na hora de dormir e ir para a cama mais cedo.

dormir

Por que dormir mais?

1 – Controle do stress
Enquanto você dorme, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, colaborando para o controle do estresse. Ou seja, uma boa noite de sono deixará você mais relaxado no dia seguinte e pronto para aguentar a correria do dia a dia.

2 – Perda de peso
Estudos clínicos sugerem que dormir bem é essencial para o aumento da produção da leptina, hormônio da saciedade, bem como para a queda de grelina, hormônio do apetite. Em resumo, um sono de qualidade vai regular a produção desses hormônios e controlar a sua fome no dia seguinte.

3 – Consolidação da memória e do aprendizado
Toda a informação que recebemos no decorrer do dia é consolidada durante o sono. Isso porque os sonhos agem como um ativador da memória, proporcionando maior recordação de conteúdos recebidos no trabalho, na escola ou na vida social.

4 – Pele mais bonita e saudável
Uma boa noite de sono é importante para que as células se renovem e reequilibrem os estragos do dia, como os efeitos do sol, vento e poluição. Além disso, é durante a noite que ocorre a liberação do GH (hormônio do crescimento), responsável pelo rejuvenescimento cutâneo e combate ao envelhecimento celular. Outro hormônio do sono, a melatonina, que é produzida somente à noite, elimina os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

5 – Recuperação muscular
Você pode treinar pesado durante o dia, mas é durante o sono que acontece a recuperação muscular e, consequentemente, o processo de construção dos músculos. Isso porque a liberação de hormônios ligados ao ganho de força e ao aumento de massa muscular, como a testosterona, está diretamente ligada à qualidade do seu descanso.

6 – Fortalecimento do sistema imunológico
A privação do sono prejudica o bom funcionamento das células responsáveis pela imunidade, aumentando as chances de contrair doenças infecciosas e diminuindo o efeito das vacinas.

7 – Tomada de decisões
Um estudo publicado no Journal of Sleep Research concluiu que as pessoas tomam melhores decisões após uma boa noite de sono. Por isso, sempre que precisar fazer boas escolhas, não perca o sono pensando sobre o assunto. Apenas durma bem.

8 – Benefícios para a pressão arterial
Diversos estudos já apontaram que o estresse e a falta de sono aumentam o risco de hipertensão. Além disso, pesquisadores da universidade americana de Harvard concluíram que 1 hora a mais de sono diário pode regularizar o nível da pressão arterial em pessoas com sinais de pressão alta.

9 – Bom humor
Uma boa noite de sono equilibra o humor e as emoções. Por outro lado, a falta de sono pode gerar uma maior ansiedade e também está associada a um maior risco de depressão.

10 – Mais segurança para todos
Ao dormir bem, você fica em estado de alerta e evita acidentes de trânsito, ou problemas de atenção ao realizar atividades no trabalho. Por isso, cuidado antes de pegar a estrada: dirigir sem dormir é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...