6 Atitudes que Roubam sua Energia

Share Button

Quem nunca se sentiu cansado(a) e desanimado(a) para enfrentar o dia, sem saber o motivo? Isso é muito comum quando seguimos alguns hábitos aparentemente inofensivos, mas que drenam nossa energia, resultando em apatia, procrastinação e até prejuízos para a saúde física e mental.

Para acabar já com as atitudes que roubam sua energia, descubra abaixo quais são:

Ter medo de dizer não

Para algumas pessoas, dizer não é uma tarefa árdua. Isso, porque, desde pequenos, somos doutrinados a dizer sim por educação, por gentileza, por bondade, e por aí vai. Somos ensinados a estarmos sempre à disposição de quem precisar.

Assim, com medo de magoar o outro, de não ser aceito ou de não ser querido, vamos dizendo “sim” para tudo e para todos, e acabamos nos esquecendo de agradar a nós mesmos.

Não gosto do lugar tal, mas digo que vou, porque meu amigo ficaria chateado se eu não fosse. Não posso ficar até mais tarde no trabalho, mas fico, porque meu chefe pediu. Não tenho como fazer esse trabalho sozinho, mas faço, para não ficar um clima chato com o colega. Prefiro vermelho, mas aceito levar a blusa amarela, porque a vendedora insistiu. Não tenho dinheiro sobrando, mas empresto assim mesmo, para não perder o posto de amigo legal.

Dizer não, de fato, pode ser bem difícil no começo. Eu mesma, já tive muita dificuldade com isso. Mas posso te garantir: depois que você aprende, sua vida fica muito mais leve!

É claro que você não precisa dizer não o tempo todo. Para viver em sociedade é preciso tolerância, relevar algumas coisas e saber fazer acordos. Mas com o tempo você aprende a dosar isso e deixa de fazer as coisas só para agradar aos outros; aprende a se posicionar e passa a tentar aliar o que te dá prazer ao que também é bom para o outro.

Uma boa dica é: se ficar na dúvida sobre qualquer coisa que seja, peça um tempo para pensar e responda depois. Coloque suas dúvidas na balança e veja o que é mais importante para você. Na maioria das vezes, o clima chato ou a cara feia da outra pessoa diante do seu não pesam muito menos que sua tristeza por não ter feito o que queria, só para agradar ao outro.

Além disso, é preciso lembrar também que existem várias formas de dizer não. Você não precisa ser mal-educado para isso. E se você souber se colocar, disser não com educação e o porquê de você não poder ou não querer fazer tal coisa e, ainda assim, o outro se ofender, aí é um problema só dele, que, por algum motivo, não aprendeu a ouvir não.

Querer fazer várias coisas ao mesmo tempo

Se você é daqueles que acham que é possível dirigir enquanto fala ao celular, ou resolver cálculos matemáticos enquanto assiste à televisão, esse ponto do texto é especialmente para você. Esta suposta “habilidade” que você acha que tem, na verdade, é um mito. Esta capacidade de realizar várias tarefas simultaneamente – e com qualidade – já foi posta em prova por pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia; e eles descobriram que, ao contrário do que muitos pensam, pessoas que se dedicam a diversas tarefas ao mesmo tempo possuem menor capacidade de ignorar dados irrelevantes e, consequentemente, de se concentrarem no que é, de fato, importante. Com isso, podemos concluir que, tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acaba fazendo com que você não conclua nenhuma delas; pelo menos, não com a qualidade esperada. Isso, ao longo do tempo, ainda te gera um desgaste, acarretando em perda de foco, ansiedade e estresse.

Um ótimo exemplo da nossa falta de capacidade de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo são os mágicos e ilusionistas, que usam isto para “enganar” nossa mente e fazer com que percamos detalhes que estavam bem na nossa frente.

Por fim, se tem muitas tarefas para concluir e pretende fazer todas elas bem feitas, é melhor que conclua uma, antes de iniciar a seguinte.

Profissional sem energia

Não dormir o suficiente

O sono é o momento de “recarregarmos nossas baterias”. Por isso, se você não tira as horas necessárias de sono, dormindo tarde e acordando cedo, trocando a noite pelo dia, ou ainda, acordando diversas vezes durante a noite, seu corpo, certamente, responderá a isso, de maneira negativa, te deixando esgotado no dia seguinte.

Além de te deixar extremamente cansado, a falta de sono gera, ainda, diversos outros sintomas, como irritabilidade, dificuldade de concentração, perda de memória, dores musculares, etc. Sem contar a produtividade, que cai drasticamente após noites mal dormidas.

Por isso, se você não quer ficar sem energia, valorize uma boa noite de sono!

Descuidar de sua saúde

Sua saúde deve ser sempre sua prioridade. Não importa se você tem muito trabalho, ou se para você a vida é um eterno lazer, o importante é sempre encontrar um tempo para cuidar de sua saúde! Afinal, sem ela, você não conseguirá nem trabalhar e nem se divertir como faz hoje. Por isso, descansar o tempo necessário, alimentar-se bem, fazer atividades físicas regularmente e manter hábitos saudáveis é essencial para manter a energia.

Postergar tarefas

Quem, por preguiça, nunca deixou coisas importantes para fazer depois? E quantas vezes vamos deixando… até que chega em cima da hora e temos que fazer tudo correndo? Pois é, isso é muito comum. Mas não deveria ser! Porque postergar tarefas causa um enorme desgaste, que poderia ser evitado se não tivéssemos a mania de ir “empurrando as coisas com a barriga”.

No começo, você pode achar que não tem nenhum problema em deixar para começar a dieta na 2ª feira, para ir ao médico no mês que vem ou para começar o trabalho amanhã. Mas o problema começa quando a 2ª feira vira a próxima 2ª, o mês que vem vira o outro e o amanhã nunca chega; e quando você se dá conta, tem dezenas de coisas para fazer, mas não fez nenhuma.

Aqui no Brasil, a gente tende a achar que deixar tudo para a última hora é mania de brasileiro. Porém, de acordo com o psicólogo norte-americano, Joseph Ferrari, que estudou pessoas de diversos lugares do mundo, o problema é geral.

Quando postergamos coisas irrelevantes, não chega a ser um problema. O problema começa quando deixamos essa ação se tornar um hábito em nossas vidas e começamos a postergar coisas importantes.

Para acabar com esse mau hábito de deixar tudo para amanhã, que acaba com sua energia, uma boa ideia é fazer uma lista das coisas que precisam ser feitas, estabelecer prazos para realizar cada uma delas e ir fazendo check-in.

postergando tarefas

Remoer o passado ou pensar demais no futuro

O passado já foi e o futuro é incerto. Então, só há um tempo no qual podemos viver: o presente. Entender isto é essencial para ter uma vida plena. Desgastar-se pensando no que podia ter feito, no que podia ter dito e nas situações que poderiam ter sido diferentes, não muda em nada o que já aconteceu. O mesmo vale para quem não vive o momento, ocupando-se em fazer projeções para o futuro, que podem nem se realizar.

A única coisa que estas atitudes podem te trazer é falta de energia para viver o hoje.

Então, procure ter consciência dos seus pensamentos e estar sempre presente no que você se propuser a fazer!

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...