8 destinos que farão você se sentir mais leve

Share Button

Está estressado(a)? Cansado(a)? Precisando relaxar? Querendo dar um tempo de tudo? Precisando se sentir mais leve?

Então, imagine poder passar uns dias em contato com a natureza e ainda descobrir que você pode se libertar de tudo aquilo que já não te serve mais! Imagine saber que existem lugares capazes de contribuir para que você restabeleça sua energia e entre em contato com a sua essência, com seu lado mais bonito! Imagine acordar em um lugar, onde contemplar a natureza seja seu único trabalho do dia!

Sim, isso é possível e esses lugares existem! Dê uma olhada nesses cantinhos incríveis que descobrimos, ao redor do Brasil, especialmente para quem precisa dar uma pausa na correria do dia a dia, recarregar as energias e se sentir bem mais leve!

Para ficar mais leve:

Gaura Mandir (Teresópolis – RJ)

Localizada em Teresópolis, em uma área de preservação ambiental, no meio da mata, com cachoeira, piscina natural, spa holístico, cheirinho natural de eucalipto e uma energia sensacional, está a Fazenda Vrajabhumi; e lá dentro, fica o Hotel Fazenda Gaura Mandir!

Os donos, o pessoal que trabalha e até os hóspedes … todo mundo por lá é tão legal, que assim que você chega, já se sente em casa. Não sei se é proibido entrar gente mal humorada, ou se a energia do lugar é tão boa, que todo mundo que chega lá fica feliz automaticamente.

O bom de ir no verão é que você pode aproveitar a piscina normal, a natural e a cachoeira, sem congelar. Mas eu, carioca, que quase morro de calor o ano inteiro, amo quando chega o inverno e posso levar meu casaco pra passear. Se gosta de frio, indico que você vá em Junho/ Julho, que é delicioso. Pra quem gosta, ou tem curiosidade, ainda tem o templo Hare Krishna, que pode ser visitado e tem sempre palestras e cerimônias. Vale a pena conhecer!

O que dizer da comida? Sem dúvidas, a melhor comida vegetariana que já comi!

Ah…e não posso esquecer do spa. Se for pra Gaura, por favor, não deixe de dar uma passadinha no spa e fazer, pelo menos, uma massagem com o Jayme. Juro que não irá se arrepender! Mas o bom mesmo é deixar ele montar um programa terapêutico personalizado pra você, baseado nas suas necessidades. Vale dizer também, que os produtos que eles usam no spa são todos naturais: flores, ervas, leite e etc.

O que fazer por lá? Caminhadas, trilhas, banho de cachoeira, sauna, piscina, ofurô, palestras no templo… E como se já não estivesse bom o suficiente, ainda tem um salão para aulas de yoga, com janelões de vidro e vista para a mata, onde é IMPOSSÍVEL não relaxar e se sentir mais leve.

Para os viciados de plantão, sinto dizer, mas o celular não pega (Isso mesmo! Nenhuma operadora!) e a internet, muito menos . Confesso que sou dessas! Mas depois de um tempo em meio àquilo tudo, prometo que você esquece que o whats app existe e descobre que ninguém morre de abstinência de Facebook!

Gaura Mandir
Hotel Fazenda Gaura Mandir – Foto Divulgação

Paraíso dos Pândavas (Chapada dos Veadeiros – GO)

Uma “fazenda retiro” ou um “yoga resort”, localizado em uma área de 390 hectares, na Chapada dos Veadeiros – GO (Município de Alto Paraíso). O local oferece retiros, cursos e hospedagem.

Lá os hóspedes podem experimentar práticas de yoga, trilhas pela natureza, banhos de cachoeira, refeições saborosíssimas, o canto de mantras e técnicas de meditação.

A fauna e a flora por lá são protegidas e, por isso, você consegue ver espécies de animais e plantas que não costuma ver em outros lugares.

O Paraíso dos Pândavas foi fundado com a meta de compartilhar a vida em autorrealização em yoga, ao mesmo tempo em que realiza atividades de proteção ao meio-ambiente e ajuda ao próximo, desenvolvendo programas de estímulo à consciência espiritual, assistência social; educação nutricional e ambiental; e projetos de agricultura orgânica sustentável.

Acho que já deu para entender que o lugar não se chama paraíso por acaso, né?

Paraíso dos Pândavas
Paraíso dos Pândavas – Foto Divulgação

Piracanga (BA)

Trata-se de uma ecovila, comunidade e centro holístico dedicado à espiritualidade; localizada na Bahia, próxima a Itacaré, e de frente para o mar. Segundo os organizadores, o propósito do local é inspirar a humanidade a ser feliz, livre e realizar seus sonhos.

Toda a estrutura está a serviço do trabalho de evolução espiritual e autoconhecimento, cuidado com a natureza, formação consciente de crianças e jovens e da expressão criativa artística.

Toda a energia do local é solar, os produtos utilizados são biodegradáveis e lixo é uma palavra que não existe.

Realizam diversos cursos e retiros ao longo do ano.

PIRACANGA
Piracanga – Foto Divulgação

Patrimônio do Matutu (Vale do Matutu – MG)

É um santuário natural, no conceito de ecovillage, com 80 hectares, localizado aos pés da majestosa Serra do Papagaio, nas cabeceiras do Vale do Matutu. Repleto de verde, trilhas, mirantes, riachos e cachoeiras, o local foi criado para acolher os que buscam conexão e sintonia com a natureza, permitindo que o silêncio, a beleza e o convívio com os elementos naturais ofereçam a pausa que nos torna mais próximos de nossa origem, da nossa essência.

A culinária é vegetariana e utiliza produtos locais e orgânicos.

Ao longo do ano, acolhem e realizam atividades das mais diversas áreas culturais, ligadas à conexão com a natureza, autoconhecimento, cura, tradições ancestrais, alimentação e coisas do tipo, tudo para você se sentir mais leve.

A iluminação é desenvolvida para obter luminosidade terapêutica, relaxante e romântica, e é feita por velas produzidas artesanalmente a partir de parafinas de base vegetal.

O aquecimento de água dos chuveiros é à gás e a energia elétrica do local é produzida através de energia solar.

O Patrimônio tem uma localização privilegiada, livre de qualquer interferência que possa alterar sua experiência de tranquilidade. Alcançar esse lugar tem um sabor especial, já que o acesso, até hoje, é feito pela mesma trilha ancestral que os indígenas percorriam para peregrinar até a Cabeceira Sagrada do vale, hoje chamada de Cachoeira do Fundo. Ao chegar no vale, os veículos ficam em um estacionamento localizado na sede e dali se inicia o trecho (de aproximadamente 2.500 m) de caminhada até a hospedagem. Leva-se cerca de 30 minutos caminhando.  Também há a opção de fazer esse trecho a cavalo, mas deve ser agendado previamente.

É preciso ter consciência e levar uma bagagem pequena, já que elas são transportadas por animais de carga. Até porque, lá você verá que não precisa de muita coisa pra ser feliz e ficar mais leve.

Patrimônio do Matutu
Patrimônio do Matutu – Foto Divulgação

Spa Samadhi (Monte Verde, Camanducaia – MG)

O Samadhi é um spa holístico, localizado dentro da pousada Mirante da Colyna, que consegue aliar conforto e natureza em um só lugar. Possui uma ampla e bela estrutura cercada por uma natureza ímpar, de onde você poderá sair completamente renovado(a).

Todas as atividades são pautadas seguindo o conceito holístico e natural, respeitando a natureza e tudo que ela oferece.

Todos os tratamentos são feitos com produtos naturais e orgânicos, como por exemplo, óleos vegetais e essenciais, ervas in natura, frutas, flores, sais e argilas.

Entre os tratamentos oferecidos, para você se sentir mais leve, estão: orientação terapêutica, hidroterapia, auriculoterapia, reiki, cromoterapia, shiatsu, massagem relaxante, pedras quentes, massagem ayurvédica, pindas chinesas, reflexologia, geoterapia, escaldapés, banhos de imersão, entre outros.

Spa Samadhi
Spa Samadhi – Foto Divulgação

Canto dos Xamãs (Água da Prata – SP)

Privilegiado por estar localizado em uma fazenda, com cachoeiras e trilhas, a pousada tem clima místico. Na Oca, uma grande tenda construída com palha e madeira, são realizadas atividades como meditação.

Os rústicos chalés acomodam até quatro pessoas. Se você procura paz e tranquilidade, esse é o lugar. Mas não vá com a intenção de encontrar luxo, pois esta não é a proposta do local.

No Canto dos Xamãs, a natureza é sagrada. Eles defendem que somos um com a terra, com o fogo, com a água e com o ar e que estamos interligados numa rede cósmica e, por isso, tudo que acontece com a natureza, nos atinge também.

A comida é orgânica.

Possuem um SPA com banhos de ervas, massagens com pedras quentes, entre outros tratamentos.

Canto dos Xamãs
Canto dos Xamãs – Foto Divulgação

Pousada Dharma Shala (Paraty – RJ)

É uma espécie de santuário ecológico e espiritual, localizado no centro da Ecovilla Goura Vrindávana, que, por sua vez, fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, nas montanhas da Costa Verde, na cidade de Paraty, no coração da Mata Atlântica.

Pregam o estilo de vida simples, o aperfeiçoamento humano e a elevação espiritual.

O projeto arquitetônico da pousada foi todo concebido seguindo os princípios básicos e diretrizes filosóficas do Vastu Shastra (manual místico de arquitetura que propicia à construção o melhor aproveitamento das energias sutis) e te leva para uma “viagem” à Índia.

A cozinha do local é um atrativo à parte. Toda a alimentação é o mais natural possível; o leite, por exemplo, é sempre fresco e tirado das vacas da fazenda, com base na não violência, o que dá a ele um sabor muito melhor. Durante a hospedagem, é possível ainda experimentar refeições tipicamente indianas.

Entre as atividades que estão disponíveis na ecovila, estão:  meditação no templo, seminário e leitura das escrituras sagradas, yoga, caminhadas ecológicas, cursos de culinária indiana e vegetariana, cursos de astrologia e terapias alternativas.

Pousada Dharma Sala
Pousada Dharma Sala – Foto Divulgação

Solar La Luna (Águas de São Pedro – SP)

Pousada e centro holístico, que convida o visitante a se refugiar em meio à natureza, com muito charme e conforto.

A arte, a simplicidade, o cuidado e o bom gosto estão em cada detalhe da decoração, fazendo o visitante se sentir acolhido.

Os quartos são temáticos e recebem os nomes de países ou regiões.

O café da manhã está incluso na diária. Se os hóspedes desejarem almoçar e jantar na pousada, deve ser previamente agendado.

Há animais, principalmente gatos e galinhas, soltos pela propriedade. Então, é preciso gostar de animais.

Dentro da pousada há também o SPA Aldeia Natural, que oferece diversas terapias, de diferentes tradições.

Pousada Solar La Luna
Pousada Solar La Luna – Foto Divulgação
Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...