Gratidão: Confira 8 razões para você praticar

Share Button

Como anda sua gratidão? Você já agradeceu pelo seu dia hoje? Ou demonstrou gratidão por algo que alguém fez por você ou pelas coisas simples e maravilhosas da vida? Então é melhor dar uma pausa e começar a agradecer.

John F. Kennedy já dizia: “Devemos encontrar tempo para parar e agradecer as pessoas que fazem diferença em nossas vidas.” Mas, embora seja óbvio que é importante apreciar tudo que recebemos e vivemos diariamente, a prática da gratidão pode trazer muitos benefícios para as nossas vidas. Confira as 8 razões pelas quais você deveria começar a agradecer agora mesmo:

gratidão

1 – Mais felicidade

De acordo com estudo realizado pelo Dr. Robert A. Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado em seu livro Agradeça e seja feliz!, as pessoas que praticam a gratidão se sentem 25% mais felizes. O ato de agradecer com frequência reduz as emoções tóxicas, como a inveja, a frustação, o ressentimento e o arrependimento. Além disso, as pessoas gratas são mais otimistas sobre o futuro e possuem menos tendências a sofrer de depressão.

2 – Mais atividade física

As pessoas que participaram do estudo liderado por Emmons, em 2003, e mantinham um diário de gratidão, se exercitavam cerca de 1 hora e meia a mais por semana do que aqueles que não tinham a mesma atitude. Isso porque a gratidão inspira as pessoas a se cuidar mais e a cultivar o bem-estar.

3 – Gratidão ajuda no autodesenvolvimento

De acordo com Marshall Goldsmith, autor do livro Reinventando o seu próprio sucesso: Como pessoas de sucesso tornam-se mais bem-sucedidas, a prática de agradecer aos outros ajuda a lembrar do quanto as pessoas também são responsáveis pelo seu sucesso, o que ajudará a manter a honestidade quanto às próprias forças e fraquezas. Consequentemente, ter a consciência de quando é necessário pedir ajuda, será importante para você se tornar uma pessoa melhor.

4 – Coração mais saudável

Um estudo publicado na revista científica Spirituality in Clinical Practice mostrou que aqueles que tinham maior gratidão em relação às pequenas coisas boas da vida tinham menos probabilidades de desenvolver inflamações, bem como uma maior variação do ritmo cardíaco, um fator associado a um risco cardiovascular mais reduzido.

5 – Melhora os relacionamentos

De acordo com o estudo de Robert A. Emmons, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, as pessoas que exercem a gratidão tendem a se comportar de maneira mais social, além de desenvolver mais empatia e sensibilidade pelos outros. Além disso, aumenta o sentimento de pertencimento do mundo e, consequentemente, a necessidade de conexão com as pessoas.

6 – Sono de qualidade

Segundo um estudo publicado no Journal Applied Psychology: Health and Well-Being, as pessoas que praticam a gratidão por 15 minutos na hora de dormir, dormem mais rápido e melhor. Ao adotar esta atitude, você afasta as preocupações e insatisfações do dia a dia, que são geralmente responsáveis por tirar o sono.

7 – Melhora a autoestima

Ainda de acordo com um estudo publicado na revista Journal of Applied Sport Psychology, a gratidão ajuda a aumentar a autoestima e, com isso, a sensação de bem-estar. Outro estudo revelou que que as pessoas que agradecem mais se preocupam menos com as comparações sociais. Em vez de pensar nas coisas que as outras pessoas possuem, os mais agradecidos valorizam suas próprias conquistas

8 – Motiva a correr atrás dos objetivos

Uma pesquisa mostrou que as pessoas que fazem um diário de gratidão estão mais propensas a correr atrás de seus objetivos. Isso porque, além de motivadas, elas se sentem mais criativas para encontrar soluções para os problemas encontrados no caminho, além de serem mais produtivas.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...