Ayurveda: uma ciência que nunca fica obsoleta

Share Button

Ayurveda: Como um dos sistemas medicinais mais antigos que se tem conhecimento pode te ajudar a ter uma vida melhor

Ayurveda, também conhecido como Medicina Ayurvédica, é uma ciência milenar, difundida primeiramente na Índia e que, na tradução literal, significa “ciência da vida” ou “estudo da vida”.

Esta ciência diz que toda matéria é constituída por cinco elementos básicos (panchamaha-bhutas), a saber: éter, ar, fogo, água e terra; e que estes elementos estão todos associados a partes específicas do corpo e, consequentemente, com o funcionamento deste. Afirma ainda, que esses elementos se combinam de forma diferenciada em cada ser, formando os humores (doshas): vatta (éter + ar), pitta (fogo + água) e kapha (terra + água). Para esta medicina, cada ser é tratado de acordo com seu humor. Logo, há uma dieta específica para vatta, pitta e kapha.

O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos no ser humano, para então, promover o equilíbrio, uma vez que para ela é o desequilíbrio desses elementos o que causa as doenças.

O trabalho do terapeuta ayurvédico consiste em diagnosticar o dosha que está em desequilíbrio no paciente e então utilizar algumas ferramentas para equilibrá-lo, como: dieta, massagem, uso de óleos e plantas medicinais, além de indicação de yoga, meditação e etc.

O Ayurveda pode ser aliado a diversas outras terapias, a fim de auxiliar os indivíduos como um todo; e a tendência é que ganhe cada vez mais espaço aqui no ocidente, uma vez que as pessoas estão cada vez mais abertas à cultura oriental e em busca do equilíbrio e bem-estar, devido ao stress em que vivem.

Sendo assim, independente de qual seja seu dosha, seguem 10 dicas ayurvédicas, para você que está em busca de uma vida mais saudável:

1 – Beber água com limão em jejum 

Tomar essa mistura pela manhã ajuda a digerir ama (toxinas) e a estimular o agni (fogo digestivo), que em geral está muito baixo pela manhã (principalmente entre 6h e 10h).

água com limão

2 – Não ingerir alimentos após às 20h

Após esse horário o agni diminui, dificultando a digestão. Então, é indicado não se alimentar após esse horário. Caso não consiga jantar mais cedo, opte por alimentos leves e de fácil digestão.

3 – Jejuar

Faça um jejum, na forma de monodieta, periodicamente.

Para Kapha, jejum semanal; para Pitta, quinzenal e para Vata, mensal.

4 – Inserir gengibre e alho na sua dieta

Ambos aumentam a imunidade, digerem ama e ainda têm ação antiviral.

gengibre e alho

5 – Troque a manteiga e os óleos por ghee

Conhecido como “ouro líquido” nas antigas escrituras, o ghee é a manteiga clarificada, ou seja, que passa por um processo de extração da lactose e de qualquer outra toxina. Embora seja preparado a partir da manteiga, suas propriedades, diferem muito da manteiga em si. Usado em alimentos, medicamentos e massagens o ghee é um excelente antioxidante, tem poder anti-inflamatório, é benéfico para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o agni digestivo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, melhora a memória e lubrifica os olhos.

6 – Faça massagem ayurvedica

A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como óleos vegetais (a escolha do óleo vai depender do dosha da pessoa). Entre os benefícios que essa massagem traz, podemos citar: melhora na circulação sanguínea, dissolução de nódulos e áreas de tensão, diminuição do estresse e da ansiedade, equilíbrio dos chakras e eliminação de toxinas, contribuindo para a desintoxicação do organismo.

7 – Se alimente antes de se exercitar

Fazer exercícios pesados com fome desequilibra o agni (fogo digestivo); e sabe-se que um agni que não funciona direito leva a uma má digestão, com formação de toxinas (ama) no tubo digestivo.

8 – Faça do horário da sua refeição um momento sagrado

Evite conversar em excesso ou remoer problemas enquanto se alimenta, procure lugares sossegados para fazer suas refeições e prepare-as com amor e carinho. O ambiente e a energia que foi colocada no preparo do alimento são tão importantes quanto o próprio alimento.

9 – Abolir o leite industrializado

O Ayurveda não é contra o consumo do leite de vaca; pelo contrário: defende até que o leite tem propriedades importantes na nutrição. O que precisa ser levado em conta é a procedência desse leite, ou seja, o modo como a vaca é criada e como o leite é extraído. Para o Ayurveda, leite bom é leite de vaca “feliz”. E, infelizmente, sabemos que não é o caso do leite industrializado.

leite natural

10 – Evite associações incorretas de alimentos

Alguns alimentos são ótimos para o corpo se ingeridos separadamente. Mas, juntos, podem se tornar uma “bomba” para o organismo. Exemplo: carnes + laticínios ou iogurte + frutas ácidas.

 

(Texto publicado originalmente em http://minhainformacao.com.br/ayurveda-uma-ciencia-que-nunca-fica-obsoleta)

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...