Conheça os benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica

Share Button

Apesar de ainda não muito difundida no Brasil, a Yoga Massagem Ayurvédica, ou YMA, como também é conhecida, não é nenhuma novidade: foi criada na Índia, na década de 80, pela indiana Kusum Modak.

Com toques profundos e vigorosos e utilizando mãos e pés, essa técnica alia os amassamentos e deslizamentos da tradicional massagem ayurvédica, com sequências de asanas (posturas), técnicas de respiração e meditação, oriundas do Yoga.

Diferente de uma massagem relaxante, na YMA o paciente não fica totalmente passivo, apenas recebendo a massagem; e sim, participando ativamente dos movimentos. Isso faz com que quem esteja recebendo a massagem precise estar consciente o tempo todo. Por esse motivo, a Yoga Massagem Ayurvédica é considerada uma ferramenta terapêutica.

Esta técnica traz, progressivamente, diversos benefícios, tanto a nível físico, quanto emocional e energético.

Quer saber mais? Veja a seguir a entrevista que fizemos com o Terapeuta YMA, Fabrício Morais (Abadha):

Como funciona a Yoga Massagem Ayurvédica?

A Yoga Massagem Ayurvédica mescla procedimento de massagem tradicional indiana com posições do Yoga. Ou seja: os deslizamentos, amassamentos e pressões com as mãos e os pés estimulam a circulação e aquecem a musculatura e as articulações, preparando o corpo para as flexões, torções e alongamentos baseados nas posturas do Yoga (asanas).

Primeiro é feito o aquecimento das costas, mãos e braços, aumentando a pressão aos poucos, relaxando e mobilizando os músculos da região das costas, ombros e pescoço, e liberando nódulos e tensões acumuladas. Depois é feito o trabalho com os pés nessa mesma região (os pés atingem uma camada mais profunda no aquecimento do corpo). Após o aquecimento profundo, são feitos os alongamentos da parte superior do corpo.

A seguir, é feito o aquecimento da parte posterior das pernas, glúteos e pés. Assim como na parte superior, começamos com os amassamentos e deslizamentos com as mãos, passamos para o aquecimento com os pés e, em seguida, os alongamentos da parte posterior da perna.

Depois é feito o aquecimento da parte anterior da perna e em seguida os alongamentos. (O aquecimento com os pés não é feito na parte anterior do corpo)

Após os alongamentos dessa parte, iniciamos o processo final de relaxamento do corpo, trabalhamos a região abdominal, a região torácica e, em seguida, pescoço e face. O processo termina com um tempo para integração de toda essa experiência, onde o interagente vivencia e integra tudo que sentiu e viveu.

Utiliza algum óleo ou creme?

A massagem é feita com óleo vegetal e pó vekhand, que é o pó da raiz de uma planta, chamada calamus, que tem propriedades anti-sépticas e estimula a circulação sanguínea, ajudando na desintoxicação e aquecendo a musculatura que vai receber os alongamentos.

Também é utilizado um creme natural para o procedimento na face.

Quanto tempo dura uma sessão?

A sessão dura de 1h a 1h15min.

Todo mundo pode receber Yoga Massagem Ayurvédica ou há alguma restrição?

Ela deve ser evitada por portadores de algumas doenças, como: veias varicosas, trombose, flebite, dissecção arterial, câncer, hipertensão arterial não controlada e problemas na pele, como infecções, escoriações ou inflamações agudas. Grávidas até o quarto mês e pacientes com fraturas e cirurgias recentes também não podem receber a massagem.

Mas sempre vale consultar o seu médico antes de iniciar qualquer prática física.

O que você citaria como a grande diferença da YMA para as outras massagens?

A grande diferença é que a YMA não é uma massagem passiva, mas que conta com a total participação do interagente. É preciso estar o tempo todo consciente de seu corpo para sentir os benefícios. Não é uma massagem em que se fica deitado relaxando, mas fica-se consciente para modificar os padrões e restabelecer o equilíbrio do corpo

Os movimentos são fixos ou diferem de acordo com a necessidade de cada paciente?

O método conta com mais de cem manobras, realizadas de acordo com o limite de cada pessoa, sem forçar nada. O objetivo não é sentir dor, mas relaxar tanto a mente quanto o corpo e se soltar aos poucos. A Kusum Modak, criadora da técnica, costuma dizer que: “pouco a pouco, o corpo vai se abrindo como uma flor: pétala por pétala”

Quais são os principais benefícios da massagem?

Os benefícios da massagem para o corpo, para a mente e para a alma são inúmeros.  Entre eles:

– Ativa a circulação sanguínea e o sistema linfático pelo controle da respiração, o que ajuda no processo de renovação das células e otimiza a eliminação de toxinas como o dióxido de carbono.  Na YMA o controle da respiração é parte do processo da massagem: a respiração ativa a resposta do sistema nervoso parassimpático, estimulando contrações lentas e profundas do diafragma. O resultado disso é o alívio da tensão nervosa, da rigidez muscular e da pressão sobre as articulações, levando a um profundo estado de relaxamento e bem-estar.

– Acalma o sistema nervoso central, regulando os níveis de diversas substâncias neuroquímicas e hormônios no sangue, como a dopamina, endorfina, ocitocina e a serotonina. Essas substâncias ajudam a diminuir no sangue o nível de cortisol (considerado o hormônio do stress, ativa respostas do corpo ante situações de emergência para ajudar a resposta física aos problemas).

– Ao pressionar os vasos sanguíneos, há uma melhora na circulação do sangue e um aumento na permeabilidade das paredes capilares, fazendo com que a absorção do oxigênio e dos nutrientes seja mais eficiente.

– O aumento da circulação provocado pela massagem favorece ainda a aceleração do sistema linfático, que absorve e elimina os resíduos. Esse sistema depende da ação da musculatura para trabalhar e, por isso, dizemos que a YMA é um meio eficiente para expandir a circulação da linfa e, consequentemente, melhorar a eficiência da remoção dos resíduos pelo organismo. E como está tudo interligado, um sistema linfático eficiente propicia o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no combate a infecções e doenças do corpo.

– A YMA pode ser o melhor tratamento para músculos, tendões e fáscias, já que um dos benefícios é a oxigenação e a remoção dos detritos celulares, o que tem efeitos sobre a nutrição e o desenvolvimento dos músculos.

– Aumenta ainda o tônus muscular, restaura a mobilidade, melhora a coordenação e assegura a eliminação das toxinas.

– Ao aquecer os músculos, estimula a eliminação do ácido lático, aliviando dores e tensões dos membros.

– Ao movimentar as articulações, estimula a produção do líquido sinovial, que amolece e lubrifica as articulações.

– Estimula a produção de hemácias e leucócitos, aumentando a capacidade da circulação sanguínea de levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e órgãos do corpo.

Mais Informações sobre a Yoga Massagem Ayurvédica:

Fabrício Morais (Abadha) é terapeuta YMA. Atende a domicílio ou em sua própria casa.

Contato: (21) 99923-0111 – Whatsapp

Fanpage: www.facebook.com/fabriciomorais.yma

Site: www.fabriciomorais.com.br/yma/

 

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...