Descubra os 10 benefícios do Mindfulness

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Você provavelmente já ouviu falar em Mindfulness, mas você sabe exatamente o que é isso? O Mindfulness é uma prática do budismo, que já existe há quase 3 mil anos e prega o “estar totalmente no presente’’. Em tempos de mídias sociais, excesso de trabalho e diversas atividades tomando conta do nosso dia a dia, esta técnica de meditação convida você a parar por um momento e perceber como você se sente e o que se passa em sua mente, em seu corpo e no ambiente ao redor, sem críticas ou julgamentos. Esta prática pode parecer simples, mas é muito mais difícil do que se imagina, exigindo um treino diário e constante para, gradualmente, adquirir a habilidade de acalmar os pensamentos, focar no agora e, acima de tudo, relaxar.

Vários estudos já foram conduzidos, a fim de comprovar os diversos benefícios do Mindfulness para o corpo e para a mente. Não é à toa que diversos médicos, hospitais, empresas, escolas e órgãos públicos já oferecem treinamentos em Mindfulness, para ajudar as pessoas a meditarem. E para incentivar você a aderir a esta prática diariamente, listamos 10 benefícios do Mindfulness que ajudarão você a ter uma vida mais longa, feliz e saudável.

Aumenta a capacidade de concentração

Já sabemos que um dos principais pilares do Mundfulness é treinar a mente para atingir a atenção plena. E um estudo de Walsh e Shapiro, de 2006, comprovou que a técnica é muito eficaz para aumentar a nossa capacidade de concentração. Não é à toa que a prática já vem sendo recomendada em tratamentos de transtornos de déficit de atenção. Além disso, de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, o Mindfulness ajuda o cérebro a ter um melhor controle sobre o processamento da dor e das emoções, especificamente por meio do controle de ritmos alfa corticais (que desempenham um papel sobre a quais sentidos físicos as nossas mentes estarão atentas).

Reduz o estresse

Vários estudos já demonstraram que a prática do Mindfulness ajuda a diminuir a ansiedade, a depressão e o estresse. Uma pesquisa publicada na revista Health Psychology, em 2013, resultado do Projeto Samantha da Universidade da Califórnia, Davis, concluiu que concentrar-se no presente pode ajudar a baixar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse físico e emocional. O estudo sugere que o treinamento da mente para se concentrar no momento presente pode reduzir a propensão a ruminar sobre o passado ou se preocupar com o futuro, processos de pensamento que têm sido associados à liberação de cortisol.

Melhora a função cognitiva

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, demonstraram que estudantes universitários que praticaram Mindfulness apresentaram melhor desempenho na seção de raciocício verbal nos exames (GRE), além de melhorias em sua memória de trabalho. Um outro estudo conduzido por Jha, em 2010, documentou os benefícios em um grupo de militares após um programa de treinamento em Mindfulness de 8 semanas. Os resultados mostraram que o grupo praticante deste tipo de meditação melhorou sua memória de trabalho em comparação com o outro grupo que não participou do treinamento.

Acaba com a insônia

Um estudo da Universidade de Utah descobriu que a prática do Mundfulness não apenas ajuda a reduzir o estresse e a controlar a ansiedade, como também auxilia a dormir melhor. Segundo o autor deste estudo, Holly Roy, as pessoas praticantes do Mindfulness têm mais controle sobre suas emoções e comportamentos durante o dia. Consequentemente, elas mostram uma menor ativação cortical cerebral à noite, o que contribui para a qualidade do sono.

Protege o cérebro

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts concluíram que a meditação aumenta o tamanho dos telômeros, retardando o envelhecimento das células e o desenvolvimento de determinadas patologias associadas à velhice. Além disso, um outro estudo da Universidade de Oregon concluiu que o Mindfulness pode alterar a estrutura neural do cérebro e proteger contra a doença mental. A prática foi relacionada com o aumento no tecido de proteção (mielina) em torno dos axônios, na região cingulada anterior do cérebro.

Desenvolve a inteligência emocional

Não é segredo que a prática da meditação nos ajudar a desenvolver a autoconsciência e o autoconhecimento, o que resulta em nossa evolução interna. Mas para dar base ao que já sabíamos, um estudo conduzidor por Ortner, da Universidade de Toronto, em 2007, demonstrou que as pessoas que praticam o Mindfulness desenvolvem mais controle emocional do que as pessoas que ainda não estão em contato com a técnica.

Melhora a criatividade

Você sabia que uma mente calma tem mais espaço para gerar novas ideias? Investigadores do Instituto do Cérebro e da Cognição da Universidade de Leiden, na Holanda, encontraram um aumento da criatividade nos praticantes habituais de Mindfulness.

Melhora as relações interpessoais

Um estudo de Wachs e Cordova, de 2007, sugere que a capacidade de uma pessoa em praticar o Mindfulness melhora a satisfação com suas relações, diminuindo o estresse nas mesmas e melhorando a habilidade de comunicar suas emoções a outras pessoas. Segundo um outro estudo de Barnes, da Universidade de Rochester, esta técnica de meditação também ajuda a melhorar as relações interpessoais, pois protege o indivíduo contra as situações estressantes advindas de conflitos na relação.

Aumenta a imunidade

Um estudo conduzido na Universidade da California, Los Angeles, por David Cresswell, descobriu que o Mindfulness aumenta a imunidade, mesmo nos portadores de HIV. Outro grupo de cientistas, orientado por Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, observou o aumento do número de anticorpos em pessoas meditantes por oito semanas após vacinação contra gripe, em relação ao grupo de controle. Outras pesquisas também já demonstraram que quem medita regularmente, é admitido com menor frequência em hospitais para doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e doenças infecciosas.

Ajuda na perda de peso

De acordo com uma pesquisa realizada com psicólogos pela Consumer Reports e pela Associação Americana de Psicologia, o treinamento em Mindfulness foi considerado uma excelente estratégia para perda de peso, por sete dos dez psicólogos envolvidos na pesquisa. Já um estudo conduzido pela Universidade de Harvard concluiu que pessoas que focavam no alimento, em vez de se distraírem com outras coisas na hora das refeições, perdiam mais peso que as outras. Além disso, a técnica de “Mindful Eating” ou “Comer Consciente”, inspirada nos princípios do Mindfulness, já vem sendo utilizada por psicólogos, nutricionistas, além de ser objeto de estudo de diversas pesquisas, e tem mostrado ser bastante eficiente para diminuir a compulsão por comida e os transtornos alimentares.

mindfulness

E como começar a praticar o Mindfulness?

  • Vá para um lugar tranquilo, sente-se confortável e deixe de lado qualquer distração, como celular, TV, computador, etc. Se necessário, avise que não deseja ser incomodado.
  • Configure um alarme para tocar após o período definido por você. Você pode começar com 2 minutos, por exemplo, e ir aumentando à medida que for se acostumando com a prática diária.
  • Feche os olhos e respire lentamente, focando nas sensações da sua respiração e do seu corpo.
  • Se sua mente vagar, traga sua atenção de volta à respiração.
  • Quando terminar, abra os olhos lentamente e perceba como você se sente. Faça uma pausa por um segundo, entre em sintonia com sua mente, seu corpo e seus sentimentos antes de retomar suas atividades.
  • Você pode praticar o Mindfulness em diversos momentos do dia. Basta parar e focar no momento: no que estiver fazendo, nos seus pensamentos, nas sensações do seu corpo, no que acontece ao seu redor, sem críticas ou julgamentos. Apenas viva o momento.
  • Para obter todos os benefícios do Mindfulness, a regularidade é fundamental. No entanto, não se critique quando não conseguir praticar a atenção plena. O importante é saber recomeçar e encarar esta atividade como uma atitude positiva e gentil em relação a si mesmo.

Para ajudar você neste treinamento diário, confira nossa sugestão de livro “Mindfulness – O Diário”, de Corinne Sweet, que traz exercícios fáceis que podem ser feitos em qualquer lugar.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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