Equilibrando as emoções com florais de Bach

Share Button

Descobertos no início da década de 30, pelo médico bacteriologista e patologista, Eduardo Bach, os florais de Bach vêm sendo cada vez mais indicados como terapia alternativa. Mas, apesar de sua popularização, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que são, como eles agem no corpo, em que casos eles são indicados e como devem ser usados.

Pensando nisso, fomos conversar com a Terapeuta Floral, Viviane Machado, que tirou todas as nossas dúvida sobre o assunto.

Existem várias linhas de florais, mas os florais de Bach, especificamente, são 38 essências, que, segundo Viviane, são utilizadas para harmonizar os seres vivos, ou seja, para nos aproximar da nossa verdadeira natureza. Viviane completa dizendo ainda, que cada floral é especifico para um determinado estado ou sentimento, não havendo nenhum mais importante que outro. Tudo vai depender de que sentimento a pessoa deseja resgatar de seu Eu interior.

É importante enfatizar que os florais, ao contrário do que muita gente acha, não são medicamentos, já que não contém princípio ativo farmacológico; e por isso, não só podem, como devem, ser aliados a medicamentos, quando necessário.  “Os florais não substituem nenhum medicamento e podem ser utilizados aliados a remédios receitados por um médico. O terapeuta floral não é capacitado para receitar e nem para suspender medicamentos. Apenas para auxiliar no uso do floral.”, explica Viviane.

O Dr. Eduardo Bach dizia que, para que o nosso corpo esteja saudável é necessário que as emoções estejam equilibradas, uma vez que as doenças nada mais são do que mensagens do nosso corpo para nos mostrar que alguma coisa está errada. Viviane continua o pensamento do Dr. Eduardo Bach dizendo que, normalmente, quando as doenças aparecem é porque o padrão de sofrimento já existe há muito tempo e que o que o floral faz é proporcionar o reequilíbrio das nossas emoções. Ainda de acordo com ela, os florais nos ajudam a identificar e transformar as emoções negativas em emoções positivas, nos gerando saúde e bem estar, e evitando assim, a somatização de doenças no corpo físico.

Perguntada sobre o efeito dos florais nas pessoas que já se encontram doentes, a terapeuta respondeu o seguinte: “Se já estamos doentes, o floral ajuda a trazer a cura através de uma consciência mais aflorada.  Na terapia floral o indivíduo é visto como um todo: sua personalidade, seu estado atual, seus ideais, sua saúde física, suas crenças, valores, maneira de se relacionar com ele mesmo, com os outros e com os acontecimentos do cotidiano.”

Importante dizer também, que os florais não têm nenhuma contraindicação, mas a maneira de utilização pode ser diferente de um ser para outro. “Em geral, a composição do floral é a essência da flor, água e brandy (conhaque). Este último serve como conservante. Porém, em animais, crianças e pessoas com restrição a álcool, por exemplo, não é aconselhável que utilize o floral com o brandy. Então, nesses casos eu utilizo apenas a essência da flor com água. A única diferença quando a gente tira o brandy é que o prazo de validade do floral será menor. Mas a eficácia é a mesma! Já para bebês, o floral também pode ser utilizado na água do banho ou em massagens.”, diz Viviane.

florais de bach

Como tomar florais de Bach?

A maneira mais comum de se tomar um floral são 4 gotas sublinguais, 4 vezes ao dia. Porém, como dito anteriormente, os florais também podem ser utilizados em banhos, escalda pés, ou ainda, em cremes corporais. Segundo Viviane, a forma de uso vai variar de acordo com cada caso.

Eu posso escolher meu próprio floral?

A terapeuta Viviane Machado explicou que, qualquer pessoa que conheça sobre os florais, pode escolher seu próprio floral. Mas enfatizou que é preciso entender que a terapia floral age de modo integrado: com o envolvimento do paciente, o acompanhamento e apoio terapêutico, além das informações sobre os florais.
O terapeuta qualificado, tem a função de acompanhar o paciente no processo de autoconhecimento, para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais e desenvolva (com a utilização dos florais adequados a ele) as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos.

Quanto tempo os florais demoram para começar a fazer efeito?

O ser humano tende a ser impaciente e costuma querer que todos os seus desejos se realizem de imediato. Porém, no casos do floral é preciso saber que o efeito não é imediato, como o de alguns remédios tradicionais, pois, como já mencionado anteriormente, ele não é um agente químico. “No caso de um remédio, o agente químico cai no sistema circulatório e em alguns minutos já pode ter o efeito esperado. No caso do floral, o que é absorvido pelo corpo é a informação da flor, por isso, o processo é mais lento e o tempo de efeito ainda pode variar muito, dependendo de cada pessoa. Mas, em geral, na primeira semana a pessoa já começa a notar a mudança de padrão. Só que não temos como estipular um prazo, porque para uma pessoa isso pode acontecer em um dia, e para outra, só após alguns meses; ou seja, não existe uma regra.”, conclui Viviane.

As essências das flores podem ser misturadas em um mesmo frasco?

Segundo a terapeuta, sim. “Normalmente, são utilizadas 4 a 6 florais em uma composição. Mas o número de essências vai depender das prioridades do paciente. Por isso, a importância de ter um terapeuta floral, para que os florais escolhidos sejam coerentes e interajam entre si, de modo que tratem as causas do problema. A escolha de poucos florais juntos ajuda você a ter clareza e ordem no processo, podendo perceber mais claramente os efeitos em seu corpo.”, diz ela.

Um único floral para qualquer situação: existe?

Perguntamos para Viviane Machado, se existe algum floral que sirva para qualquer pessoa, em qualquer situação, e, primeiramente, ela nos explicou que o Dr. Bach dividiu os florais em três grupos: os 12 curadores, os 7 auxiliares e os 19 complementares; e a cada um deles associou a um estado de ânimo. Porém, a partir destes, ele criou o floral denominado Rescue, também conhecido como Five flower, que é utilizado para socorro, nos ajudando em qualquer situação que nos cause mal estar. Na composição deste floral são utilizadas 5 flores: Rock Rose, que nos proporciona coragem de vida para enfrentarmos momentos difíceis; Impatiens, que nos traz paciência e calma; Cherry Plum, para termos lucidez nos momentos difíceis; Star of Bethlehem, responsável por ajudar em cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais; e Clematis, para termos mais presença. “Este floral é o mais utilizado quando não temos tempo ou condições de fazer uma avaliação do estado da pessoa.”, finaliza Viviane.

floral de bach

Se você se interessou, acredita que os florais podem te ajudar e quer saber mais, entre em contato com algum terapeuta floral perto de você. A Viviane Machado, que é terapeuta floral e coach, atende presencialmente na cidade do Rio de Janeiro, ou em outras cidades, via Spype! Seguem os contatos dela:

Terapeuta Floral

Viviane Machado
E-mail: vivianemachadocoach@gmail.com

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...