Terapia Bioenergética: o que seu corpo diz sobre você?

Share Button

Todo corpo tem uma história e é isso que a bioenergética visa desvendar

O Médico e Terapeuta Reich (discípulo de Freud) dizia que as emoções reprimidas na infância atingem não só a mente (como dizia Freud), mas também o corpo, causando tensões, capazes de bloquear o fluxo de energia.

Foi a partir desses princípios essenciais do funcionamento humano estabelecidos por Reich, que o Psicanalista Norte-Americano, Alexandre Lowen, desenvolveu a Análise Bioenergética: um método, onde é possível que o Terapeuta diagnostique a dinâmica energética dos bloqueios, mesmo sem que o paciente conte toda sua história. Essa terapia tem uma vantagem em relação às demais, uma vez que analisa não só a história que a pessoa conta, mas também a que ela não conta, por meio do corpo. Pois nossa fala, muitas vezes, mesmo que inconscientemente, sai repleta de mecanismos de defesa, como racionalizações, negação e supressões, que podem ocultar alguns fatos importantes.

Esta análise é direcionada ao corpo físico da pessoa, às tensões musculares e às partes por ela afetadas. Para Lowen, energia do corpoa função destas tensões é inibir a vitalidade do ser, sob forma de couraças musculares; que nada mais são do que  “estruturas de defesa”, criadas ao longo da primeira infância, como forma de sobreviver a eventos traumáticos.

Em suma, quando crianças passamos por alguns conflitos, que não são resolvidos e, por isso, deixam uma espécie de “memória física” gravada em nosso corpo, impedindo a livre circulação da energia e, consequentemente limitando o desenvolvimento saudável. Geralmente, quando adultos, não conseguimos fazer uma ligação entre os problemas que temos atualmente com o passado, até porque muitos deles podem vir de situações da época em que éramos bebês, ou mesmo de quando ainda estávamos na barriga de nossas mães. Visto isto, sequer lembramos de tais episódios. Então, como poderíamos relacioná-los com quem somos hoje?

É nesse momento que entram os exercícios bioenergéticos, que visam quebrar esses padrões inconscientes e restabelecer a vitalidade do corpo, seus movimentos e vibração pulsante, uma vez que corpo saudável é corpo vibrante.

O objetivo desta terapia é reequilibrar o paciente e desbloquear a circulação, livrando-o de repressões, de tal forma que, ao longo do processo terapêutico, o próprio indivíduo perceba a influência de sua história no ser que ele se tornou, seus traumas e suas dificuldades e, então, consiga retornar para o estado natural de fluidez. A meta é desenvolver uma personalidade mais madura e sadia.

 

(Texto publicado originalmente em http://minhainformacao.com.br/terapia-bioenergetica-o-que-seu-corpo-diz-sobre-voce/)

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...