Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você

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Com tantos tipos de Yoga disponíveis nas grades dos estúdios e tantos outros surgindo a todo momento, é normal que as pessoas, ao pensarem em iniciar uma aula de Yoga, tenham cada vez mais dificuldade em decidir qual prática escolher.  São tantos “sobrenomes” dados à prática, que fica, realmente, complicado entender o que é o Yoga de fato.  Mas, como diz um trecho do Rig Veda, “A verdade é uma só e os sábios irão ensiná-la de diferentes maneiras”.

Pensando nisso, resolvemos fazer esse texto, para esclarecer as principais dúvidas que surgem na hora de definir o tipo de Yoga que se vai praticar.

Embora qualquer linha tenha objetivos e benefícios semelhantes, ou seja, são diferentes formas de se chegar ao mesmo fim, uma aula de Hatha Yoga tradicional, por exemplo, pode ser bem diferente do dinâmico e fluido Vinyasa, ou do extremamente preciso Iyengar Yoga.

Para aumentar ainda mais a confusão na cabeça de quem está entrando nesse universo do Yoga, o próprio Bhagavadgītā (um dos mais importantes livros religiosos, que na verdade é um episódio do Mahãbhãrata, o épico sânscrito que narra a história do mundo antigo) fala dos diferentes sistemas do Yoga. O Gita cita: o Hatha Yoga, que foca nos asanas (posturas); o Bhakti Yoga, que prioriza as práticas devocionais; o Raja Yoga, mais focado na meditação; o Karma Yoga, que consiste na ação desinteressada; e o Jnana Yoga, que tem ênfase no estudo da filosofia e dos textos sagrados. Para quem é leigo no assunto pode parecer bem complicado. Mas, na verdade, o que ele quer dizer é que tudo isso são apenas “fases” de uma mesma coisa e uma não existe sem a outra.

É importante deixar claro também que o Yoga é uma filosofia, e não uma modalidade de exercício. Aqui no Ocidente, assimilamos muito mais a parte do Yoga que trabalha o corpo do que o restante. Mas a prática física é como se fosse a ponta de um iceberg, onde por baixo existe algo muito maior. Os asanas são importantes sim, mas não como um fim, e sim porque visam ajudar o praticante a preparar o corpo para o que vem a seguir.

Na Índia, o Bhakti Yoga (Yoga devocional) é muito forte, pois isso está ligado à cultura deles há milhares de anos; é algo que é passado de geração para geração. Já aqui no Brasil, como a Yoga ainda é algo relativamente recente, a maioria do que se é praticado é uma forma de Hatha Yoga, focada no bem estar do corpo e da mente. O que muda nas formas de Yoga ensinadas nas diferentes escolas daqui são os métodos usados pelos diferentes mestres, para transmitir esse conhecimento.

E então, prontos para conhecerem um pouco mais sobre os tipos de Yoga e escolher o que mais se adequa à sua personalidade e ao momento que está vivendo?

hatha yoga
MUFI Fotografia

Os principais tipos de Yoga:

Hatha Yoga

Uma aula de Hatha Yoga consiste em técnicas corporais, respiratórias e de relaxamento, e é uma boa opção para quem quer começar a praticar Yoga, uma vez que há um tempo de permanência nas posturas, fazendo com que a aula siga um ritmo mais tranquilo, se comparado a uma aula de Vinyasa, por exemplo.

Dependendo do professor e da turma, outras técnicas ainda podem ser agregadas, como mudras (gestos feitos com as mãos), bandhas (contrações de algumas áreas específicas do corpo, com o objetivo de redirecionar o prana) e kriyas (técnicas de limpeza/purificação), além da entoação de mantras.

Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga é um antigo sistema de Yoga, ensinado por Vamana Rishi. Este texto foi transmitido para Krishnamacharya por seu guru Rama Mohan Brahmachari, e mais tarde estes ensinamentos foram passados para Pattabhi Jois, apontado como aquele que trouxe esta prática para o ocidente.

As aulas de Ashtanga são bastante dinâmicas e vigorosas, e é normal ver os praticantes saírem molhados de suor. Esse aquecimento provocado pelos movimentos rápidos e pela respiração sincronizada é proposital e visa limpar o corpo das toxinas. As aulas consistem em 3 séries fixas de posturas e só se vai para a série seguinte após ter dominado a anterior. As séries de Ashtanga Yoga podem ser adaptadas, a fim de exigirem menos dos praticantes, mas, ainda assim, não é o tipo mais recomendado para quem não tem um certo preparo físico.

Iyengar Yoga

Prática baseada no método de ensinamentos do professor B. K. S. Iyengar. O principal diferencial desta prática é que usa acessórios como blocos, faixas, mantas, almofadas, cadeiras e  a kurunta. Assim, como em uma aula de Hatha Yoga tradicional, aqui os praticantes também permanecem por um longo  tempo nas posturas.

A prática é focada na execução das posturas, dando grande importância ao alinhamento perfeito. Iyengar pregava que quanto mais perfeito estivesse o asana, mais benefícios poderia se extrair dele.

É uma prática intensa, porque para  manter o alinhamento do corpo, é necessário muita concentração e esforço. Mas as aulas podem ser montadas de forma a oferecer uma prática mais relaxante do que forte.

Yoga Integral

Criada por Sri Aurobindo, esta prática consiste em uma modalidade contemporânea, que vê o ser como um todo e propõe a incorporação da filosofia do Yoga ao dia a dia do praticante.

No Yoga Integral, o objetivo não é apenas uma libertação transcendente, como em outros caminhos espirituais, mas também a realização do Divino no mundo material no cotidiano.

As aulas podem ser bem parecidas com uma aula de Hatha Yoga tradicional.

yoga posições
MUFI Fotografia

Bikram Yoga/ Hot Yoga

Também chamada de Hot Yoga, as aulas de Bikram Yoga têm duração de 90 minutos e consistem em uma sequência de 26 posturas e duas respirações, praticadas em uma sala aquecida a 42 graus celsius. A justificativa é que o calor, aliado as posturas e à respiração, auxilia na eliminação das toxinas, tanto física, quanto emocionalmente.

Tantra Yoga 

O Tantra Yoga consiste na utilização adequada das energias presentes no corpo, para se chegar à realização plena do ser. O objetivo desta prática é equilibrar as polaridades (feminino e masculino) e despertar kundalini (energia representada por uma serpente que, antes de ser despertada, permanece adormecida na base da coluna). Para isso, nas aulas são praticados  kriyas, asanas, mudrás, bandhas, prãnãyãmas, visualizações específicas, relaxamento e meditações tântricas. Os pranayamas, em especial, podem ser bem fortes em uma aula de Tantra Yoga.

Aerial Yoga

Aerial Yoga é uma adaptação  da prática de Hatha Yoga, onde usa-se tecidos presos no teto como uma ferramenta a mais para auxiliar na realização dos asanas e, assim como no Iyengar Yoga, consegue-se um melhor alinhamento corporal. Nas aulas desta modalidade estão presentes: asanas, pranayamas, mudras e relaxamento. Uma vantagem dessa prática é que não se tem impacto e pode-se realizar posturas invertidas, como o sirsasana, por exemplo, evitando a compressão da cervical.

yoga para iniciantes
MUFI Fotografia

Acro Yoga

Atividade moderna, que mescla posturas de Yoga, com acrobacias e técnicas de massagem. O principal diferencial é que é necessário mais de uma pessoa para a prática e o foco é mais na parte física. Não é focada nos “oito passos” do Yoga tradicional.

É interessante para quem busca trabalhar o corpo, o equilíbrio e a confiança no outro.

Power Yoga

É mais praticado nos EUA e consiste em um estilo mais dinâmico e intenso de Hatha Yoga, que exige um esforço físico maior. É mais parecido com Ashtanga, com a diferença de que não há uma série fixa.

Por fim, a melhor maneira de escolher uma prática é experimentando todas que puder. Vai ter gente que vai se encontrar nas primeiras aulas, já outros, podem ter que tentar diversos estilos, até encontrarem aquele que os fará se sentirem bem. Alguns se sentirão melhores em aula mais vigorosas como Ashtanga ou Power Yoga, outros em aulas mais tranquilas como Hatha Yoga ou Yoga Integral. Mas vale lembrar que a melhor prática será sempre aquela em que você se sentir feliz, realizado e em contato com seu eu mais profundo, independente do nome ou se é a prática que seus amigos ou o vizinho praticam ou não.

Em se tratando de Yoga, a única regra é: se fizer sentir, faz sentido!

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Ensaio fotográfico por MUFI Fotografia
Contatos:
Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

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