6 aplicativos para ajudar você a relaxar

Share Button

Você está precisando relaxar e acalmar a mente, mas tirar férias ou ir para um retiro está fora de cogitação? Seu smartphone, que muitas vezes não deixa você se desligar, pode ajudar você a desestressar. E antes que você diga que está sem tempo, saiba que você só vai precisar de uma pequena pausa, onde quer que você esteja, para relaxar com qualquer um desses aplicativos gratuitos.

Preparado (a) para relaxar?

Calm (Android e iOS)

Se você precisa de uma ajuda para acalmar a mente, o Calm é uma excelente opção. O app convida você a escolher uma sessão de meditação, que pode variar de 2 a 30 minutos. Para começar a meditar, você escolhe um cenário com som relaxante e, a partir daí, será guiado por uma voz serena, que vai orientando a fechar os olhos, a relaxar o corpo e a prestar atenção na respiração e nas sensações do momento.

O aplicativo também oferece outras funcionalidades, como o programa gratuito “7 Days of Calm”, que ensina o básico sobre meditação mindfulness. Mas os recursos não param por aí: com uma assinatura mensal de US$ 9,99 por mês, você também terá acesso ao programa “21 Days of Calm”, para aprofundar a prática da meditação, e poderá desbloquear cerca de 50 sessões guiadas para diversas situações como, por exemplo, para ter uma boa noite de sono, aumentar a concentração, praticar a gratidão, entre outros.

O app está em inglês e também pode ser acessado pelo site: www.calm.com.

calm

Headspace (Android e iOS)

O Headspace, desenvolvido pelo guru da meditação britânico Andy Puddicombe, ajuda você a começar meditar e a incrementar o foco, a atenção e a criatividade por meio de exercícios em áudio, em inglês.

O app oferece gratuitamente o programa “Take 10”, que ensina o básico em 10 minutos de meditação ao dia, por 10 dias. Você também pode definir lembretes para meditar regularmente, monitorar o seu progresso e convidar amigos para a prática.

Muitas outras funcionalidades estão disponíveis na versão paga, que traz diversos pacotes de meditação de 2 a 60 minutos, com ou sem guia, separados por tópicos, como felicidade, stress e foco. Você também poderá fazer o download de suas sessões para utilizá-las offline.

A mensalidade do serviço com os recursos premium custa a partir de US$ 12,99 por ano. Você também pode saber mais sobre o Headspace pelo site www.headspace.com.

headspace

Relax Melodies (Android, iOS e Windows Phone)

O Relax Melodies oferece uma variedade de sons para quem quer relaxar e ter uma boa noite de sono. O app oferece mais de 50 sons gratuitos, de diversos tipos (natureza, instrumentos musicais e até urbanos), que você pode combinar entre si e criar o mix que mais te agrada. Também dispõe de timer e alarme para desligar os sons, e você pode salvar suas criações favoritas.
E engana-se quem pensa que o Relax Melodies serve apenas para cair no sono. O aplicativo pode ser usado para outras atividades relaxantes e para os momentos em que é necessário um pouco de concentração. A versão paga permite importar as melodias da sua playlist, escolher tons isocrônicos e batidas binaurais (que permitem induzir a resultados programados no cérebro), praticar meditação guiada e desbloquear mais de 60 sons, além dos já existentes na versão gratuita.

relax melodies

SAM (Android e iOS)

O SAM (Self-Help for Anxiety Management), desenvolvido por um time de psicólogos, cientistas da computação e estudantes da University of the West of England, permite gerenciar e monitorar a ansiedade. Este aplicativo ajuda a entender um pouco mais sobre a ansiedade e como lidar com esse transtorno. Com ele, você poderá identificar as situações que causam ansiedade, refletir sobre suas atitudes nesses momentos, classificar as suas emoções, julgar a intensidade do sentimento e praticar atividades que possam melhorar as crises.

O SAM também traz um espaço virtual anônimo de discussão para aqueles que sentem a necessidade de um apoio humano para lidar com seus medos e aflições. Embora o aplicativo não possa substituir uma ajuda profissional, ele oferece vários recursos para relaxar e amenizar a ansiedade.

sam

Stresslab (Android e iOS)

O Stresslab é uma ferramenta que permite registrar as ocorrências diárias de stress, através de um método simples para o autocontrole, resumido em 3 ações básicas: Alerta, Freio e Distração (“ALFRED”). Essas técnicas, simples e práticas, usadas pela Psicologia na Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), ajudam o usuário a analisar as suas condições estressantes e a desenvolver estratégias de reação e prevenção.

O aplicativo oferece um “estressômetro” para registro da intensidade, causa, dia, hora e local (gps) do stress, e também permite incluir os sintomas percebidos. Ao registrar como se sente, você é levado a fazer uma pausa de 10 segundos, que serve como freio a sua reação. Você também tem acesso a um mapa completo das suas situações de stress, além de poder exportar os dados para enviar ao seu médico ou psicólogo.

Para amenizar o stress, o Stresslab oferece um Guia Relax, com sugestões de exercícios físicos de Relaxamento e de Respiração, além do SOS Amigo, que permite enviar um SMS com pedido de ajuda para um amigo considerado seu “anjo da guarda”.

stresslab

GPS for the Soul (Android e iOS)

O GPS for the Soul, criado pelo portal The Huffington Post, conecta você a atividades que podem ajudar a amenizar o stress, como poesia, música, exercícios de respiração e yoga, além de fotos de pessoas queridas. O app traz guias com temas diversos, cheios de frases, música e imagens inspiradoras para relaxar. Mas você também pode criar suas próprias sessões, a partir de suas fotos, música e frases preferidas. Além disso, é possível acompanhar a atividade dos seus amigos também conectados ao aplicativo.

No GPS for the Soul, você também encontra diversas matérias inspiradoras, para ajudar a lidar com as situações difíceis do dia a dia. O app é todo em inglês, mas você pode criar seus guias em português.

gps for the soul

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...