Alimentos processados: por que fugir deles?

Share Button

Você já se perguntou por que é tão difícil resistir a alguns alimentos processados, a ponto de ser “impossível comer um só”? E será que é realmente verdade que o açúcar vicia? O que está por trás da indústria de alimentos, para que as pessoas prefiram os produtos das prateleiras dos supermercados a irem à feira? O jornalista americano Michael Moss, ganhador do Pulitzer em 2010, aborda essas e muitas outras questões no livro Sal, Açúcar, Gordura: como a indústria alimentícia nos fisgou.

Pelo título, você já deve imaginar quais são os responsáveis pelo desejo de consumir cada vez mais alguns produtos processados e, consequentemente, pela epidemia de obesidade que atinge principalmente nos EUA, onde ocorreu todo o trabalho investigativo para o livro. Michael Moss esteve nos bastidores da indústria alimentícia, entrevistando pessoas-chave das principais empresas do ramo para entender como esses três ingredientes milagrosos são capazes de produzir produtos irresistíveis, de baixo custo e com longo prazo de validade. E foram várias as descobertas.sal açúcar e gordura

Na disputa pela conquista do paladar do público, as empresas investem pesado em pesquisas, em marketing e no excesso dessas três substâncias, essenciais para a perfeita combinação de sabor e textura. Desta forma, conseguem controlar os hábitos alimentares da população, mesmo que isso signifique deixar a saúde em segundo plano. E não são poucos os estudos científicos que demonstram a relação direta entre o alto consumo de processados e problemas como diabetes, hipertensão e obesidade. A maior prova de que esses estudos estão certos é que os próprios executivos e cientistas da indústria alimentícia não consomem as próprias criações, pois preferem seguir uma alimentação realmente saudável.

Durante a leitura de Sal, Açúcar, Gordura, você vai descobrir o que acontece dentro dos laboratórios, nas salas de reuniões, como as empresas lidam com a concorrência nesse meio e as artimanhas do marketing para vender um produto como “mais saudável”, mesmo quando ele está bem longe disso. Muita das marcas citadas no livro são bem conhecidas e consumidas pelo público brasileiro, o que torna a leitura bastante esclarecedora e útil, principalmente para aqueles que querem se alimentar de forma mais consciente. O autor também faz um alerta, para que a população não confie cegamente no marketing dessas empresas, já que elas trabalham unicamente para criar um desejo arrebatador nos consumidores por alimentos mais salgados, açucarados e gordurosos, para que, no fim, lucrem cada vez mais com isso.

O livro Sal, Açúcar, Gordura é uma excelente leitura para quem não quer mais cair nas armadilhas da indústria de alimentos e sentir os prejuízos na saúde. Depois dele, você pensará algumas vezes antes de encher o carrinho com aqueles deliciosos (e perigosos) alimentos processados.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...