Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade

Share Button

A promessa que a indústria de cosméticos nos vende é a da beleza; e isso você já sabe. Mas você já parou para pensar a que preço eles conseguem desenvolver seus milagrosos produtos? Já procurou saber sobre os processos que um cosmético passa antes de chegar as suas mãos? Será que por trás das paredes das fábricas é tudo assim tão bonito também? Infelizmente, por trás da maioria delas, não! Elas escondem um segredo nada belo, que não querem que você saiba.

E é sobre isso, e, principalmente, sobre como evitar tudo isso, que vamos falar hoje.

Primeiro é preciso que você saiba que durante sua rotina de cuidados com a beleza, você pode, inconscientemente, estar contribuindo para a morte de mais de milhões de animais por ano. Isso mesmo: a indústria de cosméticos é a grande responsável pela tortura e morte de milhões de animais todos os anos.

Mas a boa notícia é que nós podemos evitar que esse cenário se perpetue. Para isso é essencial prestar atenção nos rótulos de todos os produtos cosméticos que você consome, para conferir se não usam matéria prima retirada de animais; além de procurar se informar se o fabricante faz ou não teste em animais. Essa consulta você pode fazer em sites de algumas Organizações, como a PEA (Projeto Esperança Animal), a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) ou a Cruelty Free International.

Por fim, se você é um consumidor consciente, que acredita que animais não devem sofrer ou morrer para testar produtos cosméticos e seus ingredientes, mas ainda não encontrou um produto como queria na lista “Cruelty Free”, trouxemos hoje mais uma opção pra você: produzir seus próprios cosméticos com ingredientes naturais ou comprar de produtores artesanais; o que ainda tem a vantagem de ser mais econômico em alguns casos, dá a garantia de ser livre de conservantes, corantes e outros produtos químicos sintéticos e  ainda pode te render um produto muito mais eficiente, já que alguns ativos extraídos dos vegetais são mais poderosos que os sintetizados em laboratórios. O único cuidado que se deve ter caso escolha esta opção, é com as alergias, que os produtos naturais também podem causar.

A fim de te ajudar a dar o primeiro passo rumo à uma vida “Cruelty Free”, separamos aqui algumas receitas dadas por terapeutas ayurvédicos, que nós do Leve pra Vida já testamos e adoramos. Confira a seguir!

Cosméticos naturais:

Máscara hidratante para peles secas:

Aplicar abacate amassado sobre a pele, por cerca de 15 minutos. Depois enxaguar normalmente.

Esfoliação para peles oleosas e com tendência a acne:

Misturar 3 colheres de mel com 1 colher de fubá e aplicar suavemente no rosto, fazendo movimentos circulares. Deixar por 20 minutos e, em seguida, enxaguar.

Tônico para fortalecer os cabelos:

Aplicar óleo de alecrim no couro cabelo e massagear suavemente com a ponta dos dedos ou fazer um chá de alecrim bem forte, esperar que esfrie e enxaguar os cabelos com ele. Repetir este procedimento cerca de três vezes por semana.

 

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...