Livros de colorir para desestressar

Share Button

A nova febre das livrarias são os livros de colorir voltados para adultos. Com a promessa de aliviar o estresse, os livros ganham cada vez mais adeptos e novas edições com temas diversos e diferentes graus de complexidade.

livros para colorir

O mais popular no Brasil é o “Jardim Secreto: Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse, da britânica Johanna Basford, que também é autora do “Floresta Encantada”. Com desenhos ricos em detalhes, você é convidado não apenas a colorir, mas também a encontrar objetos escondidos entre os minuciosos traços, além de completar espaços em branco e fazer os próprios esboços, usando a criatividade.

livros de colorir para desestressar floresta encantada

No entanto, outros títulos já estão na prateleira, para todos os gostos. Alguns exemplos são “Mandalas Mágicas 1 e 2”, da Nina Corbi; “Zumbi pra Colorir”, de Tiago Holsi; “Fantasia Celta”, de Michel Solliec; “Grafites para Colorir, da editora Gustavo Gili; “Mil e Uma Noites”, de Sophie Leblanc; “Livro de Colorir – Desenhos de Andy Warhol, e muitos outros. Os livros custam em torno de R$ 30.

Mas esses livros funcionam mesmo para desestressar? Embora estivesse um pouco cética no início, resolvi experimentar e começar a arte de colorir. Os resultados baseados na minha experiência foram os seguintes:

  • O livro faz você realmente focar no momento, na atividade da pintura, e deixar de lado os problemas do dia a dia e demais pensamentos;
  • Quem nunca coloriu quando criança? O livro faz você reviver a infância, quando eram comum as atividades de desenhar e pintar;
  • Durante a arte de colorir, é possível viver uma espécie de detox virtual, pois para se concentrar na atividade, você acaba se desligando do celular, notebook e de outras tecnologias, o que pode parecer praticamente impossível num mundo onde todo mundo está conectado o tempo todo;
  • Colorir também estimula a criatividade, pois imaginamos quais as combinações de cores podem trazer um melhor resultado e mais beleza para o desenho, além de nos permitirmos experimentar mais, o que nem sempre dá para fazer no ambiente de trabalho;
  • Todos sabemos que as cores transmitem sensações e bem-estar. E ao colorir, esta sensação é facilmente percebida, além de ficarmos encantados com a mistura das cores. Acredito também que as escolhas das cores também podem ser influenciadas pelo nosso humor do dia;
  • Ficamos felizes e orgulhosos ao finalizar a pintura e observar que os riscos ganham vida e beleza. Psicólogos afirmam que esses livros ativam o circuito de recompensa do cérebro, resultando na sensação de prazer.

Mas nada garante que a arte de colorir funciona para todos. Alguns podem sentir ansiedade ao ver tantos riscos e detalhes para serem preenchidos.  Outros podem não ter boas recordações desta atividade na infância ou simplesmente não se divertem com isso. Os mais exigentes podem tornar a diversão em um trabalho cheio de perfeccionismo e estressante. Além disso, é necessário estar presente por completo para aproveitar este momento com prazer.

desenho livros de colorir para desestressar

Se você deseja experimentar os livros de colorir, escolha ilustrações com as quais você se identifique, pois assim será mais fácil relaxar e curtir a atividade. Com a correria do dia a dia, só o fato de você conseguir parar por uns minutos para se dedicar a uma atividade diferente e lúdica já trará inúmeros benefícios para o seu bem-estar.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...