Yoga: 10 motivos para incluir na sua rotina

Share Button

A palavra yoga vem da raiz sânscrita “yuj” e pode ser traduzida como união ou junção. Apesar de amplamente difundida no Ocidente e de já ter chegado ao Brasil desde a década de 40, ainda há muitas dúvidas em torno da prática, que é vista por muitos como apenas uma ginástica ou como uma prática religiosa. Porém, ela vai muito além do físico e não está ligada a nenhuma religião específica. Yoga é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, a fim de manter, ou reestabelecer, a união entre corpo, mente e espírito e, em última instância, do espírito com o ser supremo (Deus).

A abrangência de seus efeitos no corpo e na mente é tanta, que já vem sendo observada e reconhecida pela comunidade acadêmica.

Mas se você ainda não conhece bem a prática ou o que sabe ainda não foi o suficiente para começar a praticar, aí vão alguns motivos para você ir correndo para o estúdio de yoga mais próximo.
yoga

Por que incluir o Yoga na sua rotina?

1 – Saúde nota 10
A prática alivia tensões musculares, melhorando dores de cabeça e no pescoço; Massageia os órgãos internos, melhorando a circulação e diminuindo o risco de desenvolver doenças; trabalha a postura, corrigindo desvios posturais e melhorando dores nas costas; regula a produção de hormônios; melhora o sistema imunológico; entre outros inúmeros muitos benefícios. É importante citar também que, por meio da prática de pranayamas (exercícios respiratórios), é possível melhorar a capacidade pulmonar, a oxigenação do cérebro e controlar a pressão arterial.

2 – Ter o corpo que você sempre quis
O yoga, com seus variados asanas (posturas), é capaz de movimentar cada músculo do seu corpo, fortalecendo e alongando-os. Apesar do objetivo desta prática milenar não estar diretamente ligado ao físico, ela auxilia, também, na perda de peso e definição muscular.

3 – Memória a todo vapor
Já há estudos que mostram que a meditação, que faz parte da prática de yoga altera, até mesmo fisicamente, o cérebro dos praticantes. Para comprovar, podemos citar o estudo realizado pela equipe de psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), que mostra que a prática meditativa regular pode provocar alterações estruturais em algumas áreas do cérebro, favorecendo, principalmente, funções como memória e atenção, além de aspectos emocionais. Mais que isso, o estudo comprovou que estas alterações ocorrem de forma relativamente rápida, uma vez que os resultados da pesquisa puderam ser observados em voluntários que realizaram a prática de 27 minutos diários, durante 8 semanas.

4 – Adeus ansiedade e stress
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Boston (EUA), a prática de yoga aumenta os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, produzindo sensação de calma e relaxamento. Há estudos que também relacionam a prática de yoga com o aumento dos níveis de serotonina e endorfina, outros neurotransmissores relacionados ao controle do humor, disposição, relaxamento e sensação de bem-estar.

5 – Sono Revigorante
Com a vida agitada que levamos, principalmente nas grandes cidades, é cada vez mais comum vermos pessoas sofrendo de insônia. E só quem sofre desse mal sabe o quanto isto afeta negativamente sua vida, atrapalhando o rendimento no trabalho, nos estudos e, até mesmo, interferindo no relacionamento com as pessoas. Porém, antes de apelar para os remédios, que trazem inúmeros efeitos colaterais, é possível buscar ajuda no yoga e tentar algumas técnicas de relaxamento, como o yoga nidrá, que conduz o praticante a um relaxamento consciente e, portanto, elimina tensões físicas e emocionais que prejudicam o sono; com isso, consegue-se um sono mais profundo e livre de interrupções.

6 – Melhores escolhas
Há inúmeros casos de pessoas que depois que começaram a praticar yoga pararam de fumar, de beber, e passaram a ter uma alimentação mais saudável, e por aí vai. O importante é que depois de um tempo praticando yoga, você começa a perceber o que te faz bem e o que não, e passa a fazer melhores escolhas, em todos os sentidos.

7- Rejuvenescimento
O yoga ajuda a retardar o processo de envelhecimento de três maneiras: mantendo corpo e mente ativos; diminuindo o estresse, o que reduz a quantidade de hormônios como o cortisol e a adrenalina na corrente sanguínea, os quais contribuem para o envelhecimento do corpo; e trabalhando em nível celular, promovendo a liberação de toxinas e, consequentemente, retardando a oxidação das células.

8 – Melhor custo benefício
Uma aula de yoga custa menos que passar a vida gastando dinheiro em remédios e terapia e, cá entre nós, é muito mais prazerosa.

9 – Autoconhecimento e Libertação
O yoga, à medida que nos faz silenciar a mente e ir para nosso interior, inicia um processo de descoberta de nós mesmos, que nos leva ao objetivo final do yoga, que é moksha (libertação), ou seja, o autoconhecimento proporciona que nos livremos de tudo aquilo que atrapalha nossa evolução.

10 – Não tem restrição
Yoga pode ser praticado por todos, independente de idade, sexo ou religião; em qualquer lugar; sozinho, em dupla, em família, entre amigos ou com pessoas que você nunca viu antes. Ou seja: você não tem desculpa para não praticar!

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...