Pilates: Confira as 5 dúvidas mais comuns

Share Button

Com certeza você já ouviu falar do Pilates como uma alternativa às atividades físicas mais comuns e para ganhar um corpo bonito. Este método de condicionamento físico e mental, criado pelo alemão Joseph H. Pilates, que buscou inspirações nas artes marciais e nas técnicas de meditação e alongamento, já provou ser um verdadeiro aliado da saúde e do bem-estar.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora, Marcela Reis, este método ajuda no fortalecimento e tonificação muscular, além de melhorar a postura, expandir a conscientização corporal e promover a flexibilidade e o equilíbrio do corpo, resultando num corpo mais delineado e alongado.

pilates no aparelho

E para ajudar você a descobrir se esta atividade combina com o seu estilo de vida e objetivos, separamos as 5 dúvidas mais comuns:

1 – O Pilates ajuda a perder peso?

Segundo Marcela Reis, a prática pode ajudar no processo de emagrecimento sim. Um treino básico de aula no solo, realizado com intensidade baixa ou moderada, pode queimar até 240 calorias em 1 hora. Já  um treino mais intenso pode queimar até 450 calorias em 1 hora. Mas para quem deseja emagrecer, é recomendável realizar um treino mais intenso, 4 vezes por semana.

2 – Quais são os benefícios desta atividade para a respiração?

Ao empregar uma respiração profunda e adequada durante a aula, você elimina o ar viciado dos pulmões, trazendo mais energia para o seu corpo. A respiração praticada no Pilates também ajuda a se concentrar no exercício e, consequentemente, leva a um controle melhor dos seus movimentos, além de relaxar o corpo.

3 – A prática do Pilates pode ser aliada a outras atividades físicas?

Segundo a fisioterapeuta, o Pilates prepara o seu corpo para um melhor desempenho em outras atividades físicas e ajuda na recuperação após os exercícios que causam um maior desgaste do corpo.

4 – Esta atividade pode substituir a musculação?

Pilates e musculação são atividades com objetivos diferentes: a musculação é ideal para quem busca hipertrofia muscular e o Pilates ajuda a ganhar força e tonicidade da musculatura. Ou seja, ao praticar Pilates, seus músculos ficam definidos, mas não ganham volume. No entanto, Marcela Reis explica que a atividade pode ser um aliado da musculação, pois “através da consciência corporal, da força e do alongamento adquiridos, o indivíduo é capaz de realizar os exercícios da musculação com uma boa postura e da forma correta”.

5 – Para quem é indicado?

Segundo a instrutora Marcela, qualquer pessoa pode praticar Pilates, independente da idade, desde que não possua nenhuma restrição médica para a prática de qualquer atividade física. Por ser uma atividade de baixo impacto nas articulações, a técnica pode, inclusive, ajudar na recuperação de lesões, desde que haja um acompanhamento adequado. Além disso, esta atividade ajuda a prevenir a osteoporose e alivia dores musculares.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...