Acroyoga: corpo saudável e diversão ao mesmo tempo

Share Button

Para quem quer ficar longe da sala de musculação e, ainda assim, deixar o corpo sarado e a mente tranquila, a acroyoga é uma excelente opção!

Essa é uma atividade moderna e divertida, que mistura, principalmente, técnicas de yoga e massagem com o universo acrobático, treinando não só não só o corpo, mas também a mente e as relações interpessoais.

Para quem está de fora, pode parecer que a prática só tem acrobacias e, a primeira vista, é difícil ver onde o yoga se encaixa. Mas depois que você faz uma aula, começa a entender que, para conseguir entrar nas posturas, se manter nelas e sair sem se machucar, é preciso disciplina, concentração, calma, consciência corporal, respeito pelo parceiro e pelo próprio corpo, além de entrega e confiança; e é aí que o yoga entra.

Benefícios da prática

– Promove fortalecimento muscular;

– Maior flexibilidade e consciência corporal;

– Ajuda no alinhamento da coluna;

– Melhora a respiração;

– Desenvolve a confiança e o coletivismo;

– Reforça o contato físico e auxilia nas conexões emocionais;

– Relaxa o corpo e alivia o stress.

Para saber um pouco mais sobre essa atividade, fomos conversar com o instrutor Danilo Carneiro, da AcroBrasil, grupo precursor da modalidade no Brasil. Veja a seguir alguns detalhes que ele nos contou sobre a prática:

O que é a acroyoga?

É uma prática que mistura acrobacia, posturas do yoga e massagem tailandesa, além de alguns elementos de dança e de fitness.

Como surgiu

É muito difícil identificar onde ele surgiu, pois há vários grupos e pessoas que reivindicam a invenção dessa prática. Mas tudo indica que surgiu pelos Estados Unidos, a partir do icarius, que é uma prática de malabares realizada no circo, onde o artista – posicionado em cima de uma banquilha, que suspende seu quadril – manipula objetos com os pés. Daí o icarius se desenvolveu e começaram a movimentar pessoas ao invés de objetos. Acredita-se que um dia alguém levou essa brincadeira para o solo, e onde tinha uma banquilha passou a ter só um tapetinho de yoga e, a pessoa que se movimentava super rápido no icarius passou a se movimentar utilizando posturas semelhantes à do hatha-yoga.

Acroyoga x yoga

Vamos começar pelo yoga: a palavra yoga significa união e seu objetivo principal é o chamado samadhi, que é um estado onde você percebe que a separação é uma ilusão, pois, na verdade, não existe separação entre as coisas no universo; todas elas têm a mesma origem e por fim, são uma só. A prática do yoga leva você a alcançar essa consciência; só que é uma prática sozinha.

Já na acroyoga, você tem a possibilidade de trabalhar e alcançar essa consciência junto com um outro alguém. No princípio isso pode ser muito conflituoso, mas quando se consegue ultrapassar essa barreira, pode ser muito harmonioso e prazeroso trabalhar com um parceiro, uma vez que no encontro com o outro você tem a possibilidade de se encontrar com você mesmo.

Com quantas pessoas se faz uma prática?

É possível fazer em duplas, onde um será o base e o outro o voador. Mas, principalmente para iniciantes, não é indicado fazer sem alguém responsável pela segurança ou sem um responsável pela correção dos detalhes de cada postura e de cada manobra. Então, usa-se mais dois elementos: um terceiro, que é o anjo (responsável pela segurança da dupla) e um quarto, que é o treinador (responsável por orientar a execução das posturas, das manobras e das transições).

É preciso ter uma base de yoga para iniciar na acroyoga?

Não. Pelo contrário: acredito que a acroyoga serve também como uma porta de entrada para o yoga; uma maneira para o praticante despertar para os benefícios que o yoga pode proporcionar.

Quem pode praticar?

A princípio, qualquer pessoa que goze de boa saúde e não tenha nenhum problema articular grave, problema cardíaco, ou de pressão, pode começar a praticar.

Quanto à idade, não tem uma idade certa. Mas, para começar a fazer base, por exemplo, indico que só comece com uns 12 anos. Antes disso, ao dar aula de acroyoga para crianças é interessante só colocá-las para voar.

Como são as aulas?

As aulas tem entre 1h30min e 2h de duração e são sempre diferentes; toda aula a gente vê coisa nova e as possibilidades são inúmeras. A Acrobrasil já tem catalogadas mais de 600 posturas, além das transições.

Partes do corpo mais trabalhadas

O corpo todo é muito trabalhado, com mais ênfase nos extensores (quádriceps femoral e tríceps braquial) e toda a região abdominal.

acroyoga
Foto divulgação

Contatos AcroBrasil:

Site: http://www.acrobrasil.com/

Fanpage: https://www.facebook.com/AcroBrasil-298713103544691/

Contatos Danilo Carneiro:

Facebook: https://www.facebook.com/danilo.carneiro.7

Instagram: @danilo_acrobrasil

Tel: (21) 9 9708 – 5295

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...