Aeróbico em Jejum ajuda a queimar gordura?

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O assunto já está batido, mas vejo muitas pessoas ainda defendendo o Aeróbico em Jejum (AEJ). A ideia sobre o AEJ  é linda e tem fundamento – redução das reservas de carboidrato (jejum) com consequente aumento do metabolismo de gordura, mas na prática foge da expectativa.

Os estudos mostram que não ocorre uma maior queima de gordura em situações de jejum, e quando foi encontrado algum resultado positivo, não houve relevância a tal ponto que justifique um jejum de 12, 14, 15 horas… (Utter, 1999; Arkinstall, 2001)

Outra situação que devemos levar em consideração é que estudos apontam que a QUEBRA da gordura foi suprimida em 20 a 25% no estado alimentado, mas QUEBRAR e QUEIMAR não estão associados positivamente em seus resultados (Horowitz, 1999).

O fato do jejum induzir a QUEBRA da gordura não quer dizer maior QUEIMA da mesma. O processo de oxidação da gordura proveniente do tecido adiposo subcutâneo depende da taxa de lipólise e da capacidade de transporte dos ácidos graxos livres pelo plasma (Curi, 2003), portanto, maior liberação pelo sangue não significa necessariamente maior oxidação.

Não, fazer jejum não é benéfico para a queima da gordura. Sei que você acha o máximo o tamanho do sacrifício feito, mas desculpe-me informar, a mesma atividade no estado alimentado resultou na mesma resposta, porém A-L-I-M-E-N-T-A-D-O.

Gustavo Mattos

Profissional de Educação Física, Especialista em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e também Personal Trainer. Cref: 2214 G/ES

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