Conheça os benefícios da prática de Yoga na gestação

Share Button

Yoga na Gestação: Saiba como esta prática pode ajudá-la a ter uma gravidez saudável e um parto mais tranquilo 

A yoga na gestação é uma excelente atividade, já que atua a nível físico, energético, mental e espiritual, trazendo inúmeros benefícios, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Para quem nunca praticou yoga, a gravidez é um excelente momento para iniciar, uma vez que é comum que nesse período a mulher se sinta mais ansiosa e curiosa sobre seus processos internos. Além disso, segundo a Instrutora de Yoga e Escritora, Sylvia Klein Olkin, este é um bom período para a prática, pois é o único momento da vida em que a mulher experimenta a união física diária com outro ser, já que seu corpo e o do bebê estão continuamente interligados. Logo, uma vez que yoga significa junção/ ligação, o que ocorre com a grávida neste período já é uma forma de yoga. 

Vale lembrar que, apesar de ser uma atividade tranquila, é sempre necessário consultar um Médico antes de iniciar qualquer atividade física. Outra coisa importante é procurar um Instrutor especializado na prática para gestantes, já que as aulas para grávidas são divididas por trimestres e, por exemplo, há asanas que são extremamente benéficos em um trimestre, mas que não devem ser praticados nos outros. Logo, só um instrutor preparado poderá lhe auxiliar.

Para você que ficou curiosa, aí vão só alguns – dos MUITOS – benefícios da yoga na gestação:

yoga para grávida

1 – Fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê

Uma vez que existe uma ligação tão íntima entre a mãe e o bebê, quando a mãe aprende a controlar o corpo e a mente durante a gestação, isso é extremamente benéfico, não só para ela, mas também para o bebê, pois este é muito sensível às emoções e a tudo que se passa com a mãe. 

 2 – Gravidez sem dores ou milhares de restrições

Os asanas (posturas) alongam e tonificam os músculos, fazendo com que o corpo fique mais flexível e fortalecido, e a mulher não ficará com os movimentos restritos, nem mesmo no final da gravidez. Além disso, com o crescimento da barriga, o ponto de equilíbrio da grávida se desloca para a frente, forçando alguns músculos que ela não costumava usar anteriormente. As costelas também se deslocam, o que costuma causar dores nas costas. Os exercícios aliviam a dor na grande maioria dos casos.

3 – Redução do inchaço e dormência

Os exercícios de respiração fazem com que o coração trabalhe mais rápido, aumentando a circulação e impulsionando o funcionamento dos rins,  o que minimiza a retenção de líquidos e, consequentemente, diminui o inchaço e a sensação de dormência (principalmente nas pernas e nos pés).

4 – Corpo e mentes preparados para o que der e vier

A yoga na gestação prepara o corpo para o parto (principalmente a força, a elasticidade e a resistência da região pélvica), e também prepara o emocional para todas as mudanças que ocorrem durante a gestação, além das que estão por vir, depois que o bebê nascer. A prática de pranayamas e meditação ajuda a aguentar choros e noites mal dormidas com muito mais tranquilidade.

5 – Bebê fisicamente mais saudável

Há estudos que comprovam que a prática de yoga durante a gestação favorece o aumento do peso do bebê, previne a má posição do feto no útero e diminui a incidência de partos prematuros.

6 – Redução da ansiedade 

Com a prática de yoga na gestação, mesmo com as muitas alterações hormonais que estão acontecendo dentro do corpo da mãe neste período, a tendência é que esta não se sinta tão ansiosa. Pois, uma vez que a yoga trabalha a respiração, o controle da mente e permanência nos asanas (posturas), a mulher desenvolve um poder de autocontrole maior sobre o corpo e as emoções.

7 – Voltar mais rápido à antiga forma física

Em relação a manter a forma, ou voltar pra boa forma que se tinha antes da gestação, o yoga ganha mais um ponto! Os asanas trabalham a musculatura corporal, sem pesos externos, apenas por meio de contrações, permanências e da sustentação do peso do próprio corpo. Assim, as futuras mamães podem ficar tranquilas, que após o parto será muito mais fácil voltar à antiga forma.

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...