Bioginástica: nova modalidade para entrar em forma

Share Button

A Bioginástica é um método criado pelo Professor e ex-Atleta de Pentatlo Militar, Orlando Cani, na década de 70, aliando aspectos do  yoga, com o tai chi, artes marciais, como o kempô (arte marcial oriental, que usa a simulação da movimentação dos animais, sentindo a força desses e resgatando esse instinto primitivo), e técnicas de expressão corporal e dança. Ou seja: é uma atividade que, além de trabalhar o corpo inteiro, também dá aquele “up” na mente.

Nós aqui do Leve pra Vida soubemos que esta aula está entre as novidades do mundo fitness para o próximo verão e fomos conversar com Tiago Haddad, Professor de Bioginástica e Sócio-Diretor da Academia Orlando Cani, no Rio de Janeiro, para sabermos como funciona o método.

Bioginástica
Tiago Haddad – Professor de Bioginástica

Quando falamos que uma atividade tem as bases no yoga e no tai chi, muitas pessoas tendem a achar que é fácil, tranquila e voltada para idosos. Então, se você é uma dessas pessoas, experimente uma aula de Bioginástica e veja que essa ideia não tem o menor fundamento!

Engana-se muito quem acha que a Bioginástica é uma atividade parada. Pelo contrário: para quem não gosta de monotonia ela é a atividade perfeita! Em 60 minutos de aula, dá pra sair com a roupa molhada de suor – e foi exatamente assim que saí do meu primeiro contato com o método. Já no dia seguinte, senti músculos que nem sabia que eu tinha.

“É uma aula dinâmica e fluida, que de um movimento vamos direto para o outro, usando exercícios de alongamento, força, equilíbrio e agilidade, com foco na respiração e na consciência do corpo. Então, através dessa intensa movimentação, buscamos estar conscientes do corpo e presentes no movimento, realizando-os de forma fluida e utilizando as diferentes qualidades do movimento: forte, suave, rápido, lento; sempre com essa alternância.”, afirmou Tiago.

Ainda segundo Tiago, que já dá aula de Bioginástica há 12 anos, a principal diferença entre essa aula para uma de ginástica comum é que aqui estamos conscientes do corpo e da respiração o tempo inteiro. Além disso, essa aula não tem foco em uma única valência física. A proposta da Bioginástica é trabalhar, ao mesmo tempo, força, equilíbrio, coordenação motora, agilidade e flexibilidade. Outra diferença desta para outros tipos de ginástica é que ela não tem uma sequência de repetições, como em uma aula de ginástica localizada, onde o aluno faz 20 agachamentos seguidos, por exemplo. Aqui os exercícios são feitos de formas mais criativas, com movimentos variados. Tiago exemplificou que também podemos fazer 20 agachamentos, mas eles nunca serão seguidos; estarão sempre distribuídos ao longo da aula, de forma mais livre.

aula de bioginástica
Aula de Bioginástica com o professor Tiago Haddad

O Professor explicou também, que uma ideia que Orlando Cani sempre frisou muito é que as aulas não têm que ter uma sequência fixa. Então, por não serem obrigados a seguir uma ordem, nem os Professores sabem exatamente o que acontecerá no desenvolver de uma aula; e é essa liberdade que faz a Bioginástica ser tão dinâmica – e no início, difícil de acompanhar para quem é descoordenada como eu. Mas eles garantem que com o tempo sua coordenação motora também vai melhorando.

Quanto aos demais benefícios da prática, Tiago citou os principais para nós: maior consciência do corpo, controle da respiração, aumento da concentração, força, agilidade e equilíbrio.

Os benefícios são tantos, que, ao longo desses anos, grandes Atletas como  Rickson Gracie, Fernanda Keller, Flavio Canto, Daniela Genovesi e Leo Santos vieram utilizando a técnica tanto para preparo físico, quanto para auxílio na prevenção de lesões no esporte; e obtiveram grande sucesso.

Veja a seguir mais alguns detalhes que Tiago Haddad contou pra gente sobre a Bioginástica:

Como surgiu a ideia de criar a Bioginástica?

O Orlando foi Atleta de nível internacional e no meio dessa vida de atleta ele conheceu o yoga, e depois que começou a usá-lo no seu treinamento, passou a ter um resultado muito melhor que todo mundo. Com isso, começou a ser procurado para treinar outros atletas e foi conhecendo outras artes, como o tai chi e o kempô. Assim, ele começou a criar um método próprio, unindo essas diversas artes orientais com a ciência (as pesquisas que ele fazia, relacionadas à fisiologia).

Uso de elemento extra durante as aulas

Somente joelheira, porque tem exercícios no solo e não ficamos limitados ao espaço de um colchonete.
(Acreditem: elas serão muito necessárias!)

Contraindicação

Em casos de lesões graves, como lesões no joelho ou uma hérnia de disco grave. Em casos de hérnias mais leves, pedimos para que o aluno comece fazendo yoga e depois passe para a Bioginástica.

Enfim, as aulas são sensacionais e ainda te deixam com a mente tranquila e pronto para desfilar na praia no próximo verão! Tá esperando o que para experimentar?

Onde encontrar?

Aulas regulares de Bioginástica no Rio de Janeiro:

Academia Orlando Cani: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 10º andar – sala 1003 – Copacabana (entre Santa Clara e Figueiredo de Magalhães)

Próximos cursos:

17 de Outubro/ 7 de Novembro/ 3ª data a confirmar: Curso de Formação em Bioginástica, em 3 módulos – São Paulo.

24 de Outubro: Curso de Introdução a Bioginástica – Brasília.

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...