Confira os benefícios do jiu-jitsu para você e para a empresa

Share Button

Quais os benefícios que o jiu-jitsu pode trazer para você e para a sua empresa?

É muito frequente, nos últimos anos e, até por que não, nas últimas décadas, pessoas e empresas buscarem inspirações e conhecimentos em diversas atividades, com o intuito de trabalhar habilidades sociais, comunicativas, de organização, de competição, de liderança, entre outras. Mas que, num primeiro momento, não possuem qualquer relação com a vida cotidiana ou negócios.

Essas habilidades são o que podemos chamar de valor humano, que envolve questões morais, sociais e éticas. Infelizmente, na maioria dos casos, não são devidamente trabalhadas e são perdidas no decorrer de uma vida. Essas inabilidades podem afetar o crescimento, pessoal e profissional, de uma pessoa e, consequentemente, de uma empresa.

A falta desse valor na sociedade gera quadros de desonestidade, agressividade, individualismo e demais atitudes que podem levar à decadência uma pessoa e a gestão de uma empresa.

A transmissão desse valor, com exemplos práticos, seria um facilitador e agregador, demonstrando que essas habilidades podem construir a base de um futuro mais pacífico e sustentável.

A contribuição do jiu-jitsu, sendo uma arte marcial em que a pessoa aprende a viver sobre pressão, é a de ensinar a importância de viver em harmonia com as pessoas, mesmo em ambientes competitivos. O que é muito comum dentro do mundo corporativo e muitas vezes incentivado, de forma negativa, pelos seus gestores.

A aprendizagem e a lapidação dessas habilidades se dão através da evolução dentro do tatame, praticando a arte suave. No decorrer da prática, o indivíduo aprende a responsabilidade e a importância no cuidado com os companheiros de treino. Lapidando, assim, o valor humano, muitas vezes esquecido.

E se tratando de uma atividade física de luta, é muito comum a revelação dos perfis de seus praticantes no decorrer das aulas e treinos. Demonstrando sentimentos, a capacidade de superação e domínio emocional.

Essa transparência de sentimentos traz um autoconhecimento sobre si mesmo. No momento que uma pessoa ou empresa, com seus colaboradores, resolve investir no jiu-jitsu, constatará que a disciplina, a organização, a hierarquia e o respeito são atitudes básicas no tatame.

Cada pessoa ou empresa tem uma motivação e uma identidade específica. E se destacará das outras, não só pelo seu conhecimento técnico, mas também pelo claro desenvolvimento de seu valor humano.

A arte suave tem como agregar à vida profissional levando qualidade de vida, e no desenvolvimento de valores como honestidade, responsabilidade, integridade, inovação, transparência, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros que podem ser vividos e desenvolvidos na prática do jiu-jitsu.

É importante que essas normas de moral, ética e princípios sejam passadas pelos superiores hierárquicos para outros colaboradores da empresa, de modo que possam juntos alcançar padrões mais elevados de sucesso. Já que no jiu-jitsu, os mais graduados são responsáveis pelos iniciantes e servem como exemplo e referência. É por esse motivo que a união da arte suave com o meio corporativo pode trazer benefícios diretos para os praticantes, bem como para o ambiente de trabalho.

 

Contatos de Bruno Martins:
Perfil no Facebook
Instagram

Bruno Martins

Instrutor e atleta da escola de jiu-jitsu Gracie Barra.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...