Defesa pessoal para mulheres

Share Button

Saiba como usar as lutas para defesa pessoal, como e por que as mulheres estão, cada vez mais, procurando por essas atividades.

Pra gente já ficou mais do que claro que as mulheres são, cada dia mais, de onde elas querem ser: do lar, do bar, do mar, do ringue, do tatame, do octógono e por aí vai. Mas, infelizmente, também sabemos que o preconceito e o machismo ainda são muito grandes e estão longe de acabar. Por isso, muitas vezes a insegurança ainda toma conta de nós. Pensando em se livrar dessa insegurança, muitas mulheres estão buscando nas lutas uma forma de defesa pessoal.

A luta é algo que está no instinto do ser humano. Desde os primórdios o homem protagonizava lutas por território e por alimentos, a fim de garantir sua sobrevivência. E para entendermos um pouco mais sobre lutas e defesa pessoal, fomos conversar com o educador físico e professor de lutas, Fernando Lébeis, da Academia Lébeis, no Centro do Rio, que nos explicou que as lutas, que para nossos antepassados aconteciam com o objetivo de garantir alimento e proteger territórios, ao longo dos anos vieram se aprimorando, de acordo com as necessidades e culturas de cada local, e hoje têm diversas outras finalidades.

Fernando nos disse ainda, que a luta é um instinto natural do ser humano e, para provar isso, cita o fato de que, muitas vezes, vemos duas crianças brincando de lutar, sem nunca terem sido ensinadas a fazerem isso antes.

Para entendermos melhor o que é defesa pessoal, Fernando Lébeis nos explicou que hoje em dia podemos separar as técnicas de defesa pessoal em três “categorias”. São elas:

Autodefesa

É quando buscamos aprender técnicas de defesa pessoal com o intuito de auto defesa propriamente dito. Nesse caso o intuito é evitar agressões ou confusões, utilizando-se de técnicas lesivas e, muitas vezes, fatais. Nesse ponto de vista são necessários anos de treinamento e, mesmo assim, só devemos utilizar as técnicas aprendidas em situações muito extremas, como no caso de evitar um estupro por exemplo.

Esporte

O segundo ponto de vista é quando buscamos aprender técnicas de defesa com fins esportivos ou competitivos, onde os praticantes respeitam regras pré-estabelecidas e treinam com o intuito de superar um “adversário” de forma leal e respeitosa. O ganhar ou perder faz parte do cotidiano desse tipo de aprendizado. Assim, mesmo na derrota, ocorre a evolução do praticante.

Qualidade de vida

No terceiro caso, utilizam-se técnicas de defesa pessoal com o intuito de desenvolvimento e melhora da saúde, estética, bem estar e qualidade de vida. Muitos chamam este estilo de defesa pessoal fitness, por utilizarem estas técnicas como meio para fins de saúde e estéticos. Neste caso, a filosofia das lutas, de lealdade, honestidade, respeito, disciplina, benefícios mútuos e uso inteligente da força também são fundamentais para o aprendizado.

Fernando nos explicou ainda, que existem também, várias modalidades de defesa pessoal e que, cada modalidade dessa, é considerada uma luta diferente, ou seja, por meio de várias lutas, você pode aprender diferentes técnicas de defesa pessoal.

Defesa pessoal é pra quem?

Se a sua dúvida é se você também pode aprender técnicas de defesa pessoal, saiba que, desde que esteja saudável, pode sim! Lebeis nos conta que, em 1882, surgiu a ideia de luta para todos e não mais somente para os mais dotados de tamanho e força, como acreditava-se antes. Foi quando começaram, através de um japonês chamado Jigoro Kano, a estabeecer regras e formas didáticas e pedagógicas de ensinamentos.  Graças a isso, hoje a luta pode ser praticada por qualquer pessoa, seja criança, adulto ou idoso, homem ou mulher.

Fernando alerta ainda, que o ideal é procurar um mestre que também tenha graduação em Educação Física.

O aumento da procura por lutas, por parte do público feminino

Lebéis diz que o público feminino tem procurado cada vez mais as lutas e que esse fato pode ser atribuído a busca pela saúde, estética e, principalmente, para o aprendizado de técnicas de auto defesa, já que vemos, cada vez mais, os índices de violência contra a mulher crescerem, em especial, nas grandes cidades.

Prós e contras dos cursos e aulas voltados somente para mulheres

Existem cursos e aulas voltados apenas para mulheres e até aulas particulares de luta (Personal Trainer Fight), porém, segundo Fernando, quanto mais diversificados forem os adversários, maiores serão os aprendizados. Treinar com homens, mulheres, mais pesados, mais leves, mais rápidos, mais lentos e mais fortes, ajuda a trazer diferentes ajustes técnicos, que são importantes para sua evolução na prática.

O que você aprenderá em um curso ou em aulas de defesa pessoal

Diversas técnicas tais como socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, como desarmar o adversário, como derrubar, como imobilizar, como estrangular, como aplicar chaves de articulações, como “apagar” (desmaiar) e até como levar a óbito. Tudo depende do tipo de modalidade e do nível de formação do professor.

Em quanto tempo, em média, a mulher está preparada para se defender em qualquer situação?

Depende do tipo de situação, normalmente nas primeiras aulas são realizados exercícios preparatórios, com um mês já é possível aprender técnicas; e uma técnica já pode ser suficiente para auto defesa. Mas, quanto maiores forem a qualidade e o tempo de treino, maior a possibilidade de sucesso na auto defesa.

Mas e se o agressor for muito mais forte? Ainda assim é possível se defender?

Fernando nos diz que sim! Ele explica que na luta eles costumam dizer que, quanto maior o tamanho, maior é a queda. E existem técnicas em que utilizam a força do adversário contra ele mesmo. “Uma boa técnica sempre supera a força bruta”, conclui o professor.

Benefícios que podem ser alcançados com a prática de defesa pessoal

As lutas desenvolvem também fatores cognitivos e psicológicos, além do físico. E existem lutas que são encaradas como filosofia de vida. Dessa forma, nos ensinam também a sermos mais disciplinados, a pensarmos com velocidade e exatidão, melhora da auto estima, coragem, humildade, entre tantos outros benefícios.

Há lutas que foram criadas com o intuito de desenvolvimento da humanidade e com o objetivo de buscar um mundo melhor. A luta ajuda e muito na formação do nosso caráter e a definir o tipo de seres humanos que queremos ser, diz Fernando.

 

Contatos:

Fernando Lébeis

Academia Lébeis: Avenida Rio Branco 120, 2° andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

*Há turmas particulares para mulheres (com horários a definir) e formam grupos sob demanda.

 

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...