Mitos e verdades sobre varizes e exercícios físicos

Share Button

Quando surgem as varizes, logo vem aquela dúvida: será que posso praticar atividade física ou isso irá agravar ainda mais o quadro de varizes? Antes de responder a esta pergunta, é importante deixar claro o que são e como surgem as varizes.

As varizes nada mais são do que veias que, por diversos motivos, vão se tornando doentes com o passar do tempo e, consequentemente, perdendo sua funcionalidade. Inicialmente elas ficam alongadas e dilatadas e, depois, passam a não trabalhar mais corretamente como deveriam. Com isso, graças à má circulação, elas ficam inchadas e visíveis sob a pele. Segundo o personal trainer Victor Lima, existem muitos fatores que podem causar as varizes, tais como gravidez, fumo, bebidas alcoólicas, hereditariedade, fatores hormonais, obesidade e sedentarismo. Victor completa: “Se tomarmos como parâmetro que muitos destes fatores são evitados com a prática de exercícios físicos, já teremos, portanto uma situação favorável à musculação e às demais atividades para a prevenção e tratamento das varizes”.

Como a relação entre varizes e exercícios físicos ainda é um assunto bastante complexo, que causa dúvidas e discussões entre profissionais de educação física e alguns médicos, conversamos com o personal trainer Victor Lima para esclarecer algumas das principais questões de quem já tem varizes ou tem medo de adquiri-las com a atividade física.

varizes

A musculação é recomendada para quem já tem varizes?

Sim. Para se ter uma ideia de como a atividade física de uma maneira geral auxilia no controle e na melhora dos quadros de varizes, temos que montar o seguinte cenário: O sangue sai do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo, para suprir o restante do corpo. Ele sai deste, rico em oxigênio e nutrientes, através da artéria aorta. Isso ocorre a cada batimento cardíaco. Por sua vez, a circulação, através da veias, num processo chamado de retorno venoso, traz o sangue rico em gás carbônico para as trocas gasosas no pulmão. Pois bem, com este pequeno resumo de como funciona o sistema circulatório, ficará mais fácil entender alguns aspectos. Como já foi citado, as varizes são oriundas de problemas circulatórios, então vamos à fonte disso. Uma pessoa sedentária tem um tônus muscular menor do que uma pessoa ativa, isso é consenso. Assim sendo, com os músculos com menor capacidade de promoverem força, acabam tendo menos alimentação sanguínea.

Sobre os exercícios de alto impacto, como os aeróbicos: seriam eles responsáveis por causar ou piorar o quadro de varizes?

Não. Tanto a musculação, como qualquer atividade regular faz com que nossos músculos precisem de mais aporte sanguíneo. Assim sendo, a melhora do tônus muscular por causa da atividade física, seja ela aeróbica ou de força, causa uma melhora geral na circulação. Além disso, com a musculatura fortalecida, você terá uma grande ajuda dos músculos no processo de retorno venoso, que é quando o sangue retorna pelas veias para o coração. Pois bem, agora chegamos num ponto crucial. A musculação tem como característica geral a melhora da força e do tônus muscular. Isso é fato. Não que atividades aeróbicas, como caminhada, não façam isso, mas é na musculação que temos os melhores resultados. Assim, uma pessoa que pratica musculação três vezes por semana no mínimo, vai ter uma melhora substancial no processo de retorno venoso.

Também é importante frisar:

– Quem não tem predisposição para varizes não as terá só por que faz ginástica com pesos.

– Se você tem histórico familiar ou já tem varizes, deve obrigatoriamente passar pelo médico angiologista, para que ele faça uma boa avaliação e procure tomar alguns cuidados na musculação:

  1. exercícios que são feitos em pé, podem ser adaptados para serem feitos sentados ou deitados, pois isso alivia a sobrecarga nas pernas;
  2. não faça exercícios em apneia (prendendo a respiração). Respire livremente e capriche na expiração;
  3. dê ênfase ao trabalho de resistência muscular localizada, e o professor deve indicar o peso adequado para cada exercício;
  4. fortaleça toda a musculatura dos membros inferiores, principalmente das panturrilhas;
  5. use roupas leves que não apertem na cintura e calçados leves e anatômicos.

Outras dicas são: não fume; mantenha o seu peso na faixa ideal; acrescente fibras na alimentação para evitar constipação intestinal (intestino preso); as atividades devem ser feitas regularmente e orientadas por um professor que domine o assunto em questão; se tiver que ficar parado(a) em pé ou sentado(a) por muito tempo, movimente as pernas, ficando na ponta dos pés e voltando a apoiar o calcanhar no chão diversas vezes, para trabalhar a musculatura.

Outras atividades como caminhadas, dança, corrida, ciclismo, hidroginástica, também não têm contraindicações.

varizes e musculação

Quem já passou por uma cirurgia de varizes ou escleroterapia  (popularmente conhecida como “aplicação”) pode voltar a praticar atividade física?

O argumento que as pessoas que dizem que a musculação faz mal para quem tem varizes é “sustentado” pelo fato de eles alegarem que o treino de força causa uma oclusão vascular (interrupção da circulação) durante a execução dos exercícios. Pois bem, em alguns casos, como em exercícios estáticos, até causa mesmo. Mas em contrações excêntricas e concêntricas, se houvesse de fato uma oclusão, não conseguiríamos executar mais repetições, pois faltaria aporte sanguíneo (minha tese de mestrado foi sobre oclusão). Além disso, estes mesmos dizem que o coração tem de trabalhar muito mais durante este tipo de exercício e que ele é prejudicial para o sistema cardiovascular. Pois bem, se assim fosse, todos os praticantes de musculação seriam sérios candidatos a terem problemas cardíacos, não é? E pesquisas mostram que o que ocorre é o contrário. A musculação, aliada a uma caminhada, melhora substancialmente a circulação e diminui e previne as varizes. Somente casos mais extremos precisam de autorização médica para que se faça musculação. Neste caso, pacientes operados recentemente ou que passaram pelo tratamento de escleroterapia de varizes precisam de uma autorização do médico angiologista para voltar a praticar atividade física.

As pílulas anticoncepcionais podem provocar varizes?

Sim, principalmente aquelas ricas em um hormônio chamado estrogênio. Estes hormônios alteram as paredes das veias e danificam as suas válvulas, podendo provocar mais varizes. Se você tem varizes, converse com seu médico e informe-se sobre outros métodos contraceptivos.

Usar salto alto provoca varizes?

Não. O que temos hoje de trabalhos científicos são que saltos muito altos podem ajudar a diminuir o bombeamento de sangue das pernas de volta ao coração e, com isso, provocar dores, edemas e cansaços, principalmente no final do dia. Por isso é muito importante fazermos alongamentos durante o dia com as panturrilhas e variar com saltos mais baixos, de preferência.

varizes e salto alto

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...