Musculação para emagrecer: entenda por quê

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Sei que as ligações que as pessoas fazem com a musculação são bem distorcidas. A palavra “crescer” (inchar), como popularmente ouvimos, não sai da mente das pessoas. Mas será que é isso mesmo?

Quando buscamos uma resposta positiva, temos que pensar num “todo” do tipo: Por que a musculação ajuda? Por que o aeróbio não é eficiente? E por aí vai…

As principais respostas acontecem não no momento do treino e, sim, depois! E é isso que deixa você de “cabelo em pé”, pois acreditar que aquele esforço feito durante o exercício aeróbio não resulta em respostas significativas, gera uma descrença tremenda.

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No caso da musculação, suas ótimas respostas acontecem através da aplicação da intensidade, promovendo respostas metabólicas para tal, do tipo: Síntese do glicogênio, a partir das reservas de gordura. O que seria isso? A musculação tem como predominância energética a utilização das reservas de glicogênio. A restauração das mesmas demanda uma ativação metabólica do corpo e, consequentemente, o aumento do metabolismo ultrapassa 20 horas.

Sensacional, né? Mas, o melhor de tudo é a resposta para a pergunta: “De onde o corpo consome essa energia para fazer a ativação metabólica e gerar tal restauração?” Vem da gordura. Como assim? Os exercícios intensos promovem uma queda do quociente respiratório, promovendo, de forma expressiva, o aumento do metabolismo da gordura. Mas você deve estar se perguntando: “Onde entra o aeróbio?!” A triste verdade é que as atividades aeróbicas não conseguem promover todas essas respostas.

Costumo falar que temos que colocar nosso corpo para responder a nosso favor, fazendo com que ele utilize o substrato energético necessário para ótimas respostas, diante de um estímulo adequado. E a musculação cumpre este trabalho muito bem.

Gustavo Mattos

Profissional de Educação Física, Especialista em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e também Personal Trainer. Cref: 2214 G/ES

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