Pilates e Corrida: uma combinação eficiente

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Veja como o Pilates e Corrida juntos são uma dupla imbatível

Quem corre sabe o quanto é importante preparar o corpo para evitar lesões e melhorar o desempenho no asfalto. A corrida, além de exigir técnica, demanda potência, resistência, coordenação e estabilidade, que nem sempre são adquiridas somente com a prática. E é aí que uma atividade complementar pode ser necessária para aperfeiçoar o treino como, por exemplo, o método Pilates.

Não é à toa que o Pilates está sendo cada vez mais utilizado por atletas de todas as modalidades, incluindo os corredores. Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates, Marcela Reis, este método traz inúmeros benefícios, pois melhora a postura, fortalece e estabiliza os músculos do core (conjunto de músculos profundos abdominais e dorsais, com função estabilizadora), além de tonificar e alongar a musculatura, prevenindo contra as lesões.

O personal trainer e treinador de corrida Gueto Valiati, que recomenda o Pilates como atividade completar aos corredores, ressalta que o método, além dos benefícios já citados pela fisioterapeuta, também melhora a resistência, ajuda a reduzir o impacto nas articulações, aumenta a flexibilidade, ajuda na concentração e na respiração e otimiza o desempenho atlético. Gueto ainda explica que o Pilates é recomendável para os praticantes de todos os tipos de corrida, uma vez que os exercícios da atividade exigem a contração muscular da região do core, responsável pela manutenção do equilíbrio muscular e da postura, essenciais para que o corredor tenha fluidez, economia de energia nos movimentos e segurança durante a prática.

estúdio de pilates

Ao ser questionado se o Pilates pode substituir o trabalho de musculação, Gueto esclarece que musculação é ainda o melhor meio para fortalecer o quadríceps (músculos da coxa) os tornozelos e os quadris, protegendo essas áreas do corpo que recebem muita sobrecarga durante a corrida, por conta dos movimentos repetitivos e do impacto da pisada. Os exercícios primordiais, neste caso, seriam os da cadeia cinética aberta (cadeira extensora) e da cadeia cinética fechada (agachamento). No entanto, o Pilates pode substituir a musculação no trabalho de correção e de manutenção da postura, de aumento da flexibilidade, de força e da capacidade pulmonar, igualmente importantes para diminuir as chances de lesão e melhorar o desempenho. Marcela Reis complementa que para um resultado satisfatório nessa combinação, recomenda-se que o Pilates seja praticado, no mínimo, 2 vezes por semana. De acordo com a fisioterapeuta, se o corredor frequentar as aulas assiduamente e for bem orientado, já nas primeiras 2 semanas começará a sentir uma diferença no treino.

Engana-se quem pensa que os benefícios do Pilates param por aí. A técnica, segundo Marcela, pode aliviar dores e a fadiga muscular no pós-treino, como também ser utilizada juntamente com outros tratamentos no caso de lesões, tornando a recuperação mais rápida. Para os que estão acima do peso, a fisioterapeuta traz uma boa notícia: a junção do treino aeróbico da corrida com o fortalecimento da musculatura e a melhora da postura, proporcionados pelo Pilates, podem ajudar na conquista de um corpo mais “sequinho” e torneado, desde que os exercícios sejam aliados à uma alimentação saudável.

 

Contato dos profissionais que participaram da matéria:

Marcela Reis: (28) 99944-6964 / marcelareisfisio@gmail.com / Facebook

Gueto Valiati: (28) 99955-2152 / Instagram: @guetopersonal

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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