Treinamento funcional: conheça esta atividade que está dominando as areias

Share Button

Já muito praticado em outros países, o treinamento funcional vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e já está sendo considerado como um dos melhores métodos de treinamento, uma vez que possibilita centenas de exercícios, que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade e um corpo com tudo em cima, utilizando o peso do próprio corpo e poucos materiais.

Apesar de também poder ser praticado dentro das academias, a modalidade vem dominando as areias. Quem mora em cidade de praia, já deve ter visto diversas turmas pulando, correndo, agachando e, literalmente, suando a camisa por aí.

A vantagem desse treinamento é que, diferente da musculação, todo dia tem um estímulo diferente agindo no corpo, já que os treinos nunca são iguais. Assim, o treino nunca fica monótono pro aluno.

Pra entender um pouco mais do que se trata e tirar todas as nossas dúvidas, fomos conversar com o Professor de Educação Física e Personal Trainer, Fernando Matheus.

Dá uma olhada no que ele contou pra gente:

O que é o treinamento funcional?

Funcional significa, segundo o dicionário, tudo o que é relativo às funções vitais; que funciona bem ou que é de fácil utilização; que permite efetuar alguma coisa da melhor maneira. Trazendo esse conceito para a atividade física, o treino funcional tem como objetivo usar os movimentos naturais, como saltar, correr, pular, puxar e empurrar e, desta formar, trabalhar equilíbrio, resistência, agilidade força e flexibilidade.

Quantas vezes por semana o treinamento deve ser feito?

Assim como todo treinamento, vai depender das condições individuais de cada aluno, podendo este iniciar uma vez por semana e aumentando gradativamente o volume de treino. Em média, os alunos bem condicionados tendem a praticar de 3 a 4 vezes por semana.

É indicado para que público? Quem nunca praticou atividade física pode praticar o treinamento funcional?

É indicado para qualquer público. Mas quem nunca praticou atividades físicas pode encontrar problemas, com: o excesso, o tipo de treino e a escolha dos exercícios, pois, na maioria das vezes, as aulas tendem a ser coletivas e cada indivíduo possui suas dificuldades, objetivos e necessidades especificas. Então, o ideal, nesse caso, seria a elaboração de aulas separadas por características dos alunos, identificando objetivos e necessidades comuns a cada grupo.

Aliando o treino a uma alimentação saudável, em quanto tempo conseguimos ver o resultado no corpo?

Para alunos iniciantes e empenhados, a evolução costuma ser rápida. A própria literatura nos mostra isso: a curva de crescimento da evolução tem seu pico no início e, a partir do momento em que o aluno dá continuidade, a curva tende a se equilibrar. No primeiro mês de treino e dedicação, já é possível notar a diferença, não apenas externamente, mas também internamente, como a melhoria da condição cardio respiratória do aluno.

treinamento funcional

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

O beneficio é num todo, corpo e mente. Mas podemos citar alguns: condicionamento físico, equilíbrio corporal e, como toda atividade física, diminuição do nível de estresse e socialização.

A areia oferece algum benefício maior em relação a outro tipo de solo, algum risco ou algum tipo de restrição, por ser mais instável?

A corrida na areia fofa (distante da água) proporciona uma diminuição do impacto nas articulações e, ao mesmo tempo, aumenta o esforço no deslocamento. Mas o treino contínuo na areia, sem um trabalho de fortalecimento da musculatura, pode ocasionar lesões.

Para quem deseja hipertrofia o treinamento precisa estar aliado com a musculação, ou é possível o desenvolvimento de massa muscular só com o treinamento funcional?

Tudo depende do tipo de hipertrofia que o indivíduo deseja. O treinamento funcional tem como prática a utilização do peso corporal ou cargas extras de intensidade não tão altas. Se o aluno quer se tornar um fisioculturista, por exemplo, sugiro que foque nos treinos de força dentro das academias; agora, se o objetivo for troca de massa gorda por massa magra, o treinamento funcional pode ser um excelente aliado.

Quanto tempo dura uma aula e qual é a média de gasto calórico por aula?

As aulas têm em média uma duração entre 30′ e 60′, mas essa é uma variável que fica a cargo do Professor, e o mesmo também define volume x intensidade de cada aula, baseado nas necessidades dos alunos.

Quanto ao gasto calórico dentro de uma aula coletiva, não pode ser calculado de uma mesma maneira para todos os alunos. Como informei numa pergunta anterior, pelo fato das aulas serem coletivas, as turmas costumam ter alunos de diversos biotipos. Mas estudos mostram que uma aula com intensidade de forte a moderada pode chegar a um gasto em torno de 800 kcal (média).

E então: prontos pra começar?

 

Se você quiser mais informações sobre Treinamento Funcional, entre em contato com o Professor de Educação Física e Personal Trainer, Fernando Matheus:

Facebook: /fernandomatheus

Instagram: @nandomatheusef

E-mail: prof.fernandomatheus@gmail.com

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...