Treino intenso acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

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O emagrecimento está relacionado ao grau de distúrbio à homeostase (estado estável) provocado pelo exercício. E o grande vilão da gordura é sim a intensidade. O treino intenso tem a capacidade de promover uma desordem ao seu organismo, gerando uma resposta compensatória, que elevará por horas o seu metabolismo, fazendo com que a queima da gordura apresente uma maior magnitude no pós-exercício.
Ao contrário do que muitos pensam, os treinos onde usamos mais gordura durante o exercício, como os aeróbicos de longa duração, são pouco eficazes no emagrecimento! Isso porque apesar desse tipo de treino estimular uma QUEBRA elevada de gordura e deixar uma concentração elevada de lipídios circulantes no sangue (Van Loon et al; Brooks e Mercier), essa gordura que não for utilizada será rearmazenada na forma de gordura novamente (Paoli, 2011).
Já num treino intenso (HIIT), apesar de usarmos mais carboidratos durante o treino, nosso organismo fica “ávido” em gastar energia, recuperando-se do alto esforço que fizemos. Essa recuperação demanda um gasto energético! Usaremos nossas reservas de gordura para rearmazenar os estoques de carboidratos usados durante o treino (Kiehl e Richter), devido a nossa troca gasosa (quociente resporatório) estar alterada graças ao esforço (Osterberg e Melby). Esta “mudança” faz o corpo passar mais tempo após a atividade gastando gordura. O que não acontece com os treinos mais moderados, que não causam impacto no metabolismo pós-treino.
Gustavo Mattos

Profissional de Educação Física, Especialista em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e também Personal Trainer. Cref: 2214 G/ES

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