8 motivos para incluir os carboidratos na sua alimentação

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Muitas pessoas têm cortado os carboidratos da alimentação, considerado vilão por quem deseja emagrecer. Mas pouco se fala sobre os benefícios que o carboidrato, quando consumido de forma adequada, traz para a saúde.

Segundo o nutricionista Rafael Sá, a má fama deste nutriente começou com a evolução da vida moderna, quando começou-se a trocar carboidratos integrais, provenientes de fontes mais naturais, por carboidratos refinados, de baixa densidade de nutrientes, baixo teor de fibras e alto índice glicêmico. A partir desses novos hábitos alimentares, as pessoas passaram a consumir mais pães brancos, bolos, biscoitos, pizzas, refrigerantes, bebidas açucaradas e outros alimentos altamente processados e/ou refinados. Rafael explica que são esses itens que realmente atrapalham o processo de emagrecimento, pois contêm carboidratos facilmente digeridos, causando altas elevações de glicose sanguínea e, de forma concomitante, gerando picos de insulina que, em altas concentrações, podem contribuir para o ganho de peso e, ainda, aumentar o risco de diabetes e de doenças cardíacas.

No entanto, os carboidratos são parte importante de uma dieta saudável e podem ser incluídos na alimentacão de quem deseja perder peso. O nutricionista esclarece que basta escolher as opções certas, ou seja, alimentos mais naturais, ricos em fibras e nutrientes e de índice glicêmico baixo. Veja abaixo alguns motivos para você incluir os carboidratos do bem em sua alimentação, sem medo:

Energia para o corpo

Os carboidratos representam a principal fonte de energia para o organismo, sendo essencial para as funções vitais do nosso corpo, como respiração, circulação sanguínea, renovação celular e, praticamente, todas as tarefas do dia a dia. Além disso, a ingestão correta de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante a atividade física, enquanto a sua falta pode causar cansaço e fadiga.

Combustível para o cérebro

A glicose, resultante do metabolismo dos carboidratos, é o principal combustível para o cérebro. Quando você corta este nutriente, há uma produção exagerada de corpos cetônicos, pois o organismo passa a utilizar as proteínas como fonte de energia. Este processo, chamado de cetose, pode levar a sintomas indesejáveis como dores de cabeça, mau hálito, tremores e até desmaios.

Protege os músculos

Com a diminuição dos carboidratos na dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, podendo resultar na perda da massa muscular. Mas a ingestão correta do carboidrato permite que as proteínas sejam poupadas e possam ser utilizadas para reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios, auxiliando na hipertrofia.

Sensação de plenitude e saciedade após a refeição

Os carboidratos complexos são digeridos e absorvidos mais lentamente do que outros alimentos, ocasionando aumento gradual da glicemia e a sensação de plenitude no cérebro e no estômago. Além disso, segundo uma pesquisa da Universidade de Surrey, no Reino Unido, o consumo de alimentos com amido resistente em uma refeição fez com que os participantes consumissem 10% a menos de calorias. Isso porque este componente satisfaz rapidamente e eleva os níveis do hormônio da saciedade.

Reduz o risco das doenças crônicas

Os carboidratos integrais possuem um alto teor de antioxidantes, fitoquímicos, fibras, vitaminas e sais minerais e, por isso, ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças do coração e gastrointestinais. Mas é bom lembrar que nenhum alimento fornece sozinho todos os nutrientes necessários e, por isso, é essencial seguir uma dieta variada e equilibrada.

Aliado do humor e do bem-estar
A falta de carboidratos no organismo pode afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de influenciar o humor, a capacidade de raciocínio e o bem estar dos indivíduos.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Em um estudo feito no Beltsville Human Nutrition Center, participantes que consumiram alimentos ricos em carboidratos complexos foram capazes de diminuir o açúcar no sangue após as refeições e aumentar a resposta da insulina em até 38%.

Sistema digestivo saudável

Alguns carboidratos são fontes de prebióticos, um tipo de fibra dietética que promove e estimula o crescimento e a atividade de bactérias probióticas, que desempenham papéis essenciais para um sistema digestivo saudável.

carboidratos do bem

 

Carboidratos do bem

Quando se fala em carboidratos do bem, logo se pensa na batata-doce, eleita o alimento da vez pelas pessoas que seguem uma vida saudável. No entanto, o nutricionista Rafael Sá explica que há outros carboidratos que também podem auxiliam no processo de emagrecimento. “O ideal é consumir carboidratos variados, de baixo a moderado índice glicêmico, que sejam ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos”, esclarece Rafael. Veja abaixo alguns exemplos de carboidratos do bem:

Legumes: Beterraba, Cenoura, Abóbora e outros.

Frutas: Banana, Maçã, Pêra, Morango e outros.

Cereais Integrais: Arroz Integral, Centeio, Quinoa, Amaranto, Aveia e outros.

Tubérculos: Inhame, Cará, Mandioca, Batata Baroa e outros.

Leguminosas: Feijão, Grão-de-bico, Lentilhas e outros.

 

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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