Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas

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Em um mundo com novas dietas a cada dia, geralmente glamourizadas pela mídia e pelas celebridades, será que é possível se alimentar de forma saudável, sem prescrições e restrições, mas também sem engordar (ou até emagrecer)? Isso não só é possível, como já é defendido por muitos nutricionistas. E tem um nome: alimentação intuitiva.

Embora seja um conceito relativamente novo, desenvolvido pelas nutricionistas americanas Evelyn Tribole e Elyse Resch, autoras do livro Intuitive Eating, a alimentação intuitiva é algo que conhecemos muito bem, desde que nascemos, mas que perdemos com o tempo. A alimentação intuitiva preza pela importância de nos alimentarmos de acordo com nossos sinais de fome e saciedade, sem restrições, sempre levando em conta as necessidades do nosso corpo. Este conceito, aliás, ataca a mentalidade da dieta, tendo como objetivo promover uma nova forma de pensar e ver a alimentação, deixando a nossa intuição controlar a forma como comemos.

A nutricionista Nathália Petry, que utiliza essa abordagem em seu consultório, explica que todas as pessoas nascem com a habilidade de reconhecer seus sinais de fome e saciedade, ou seja, de comer intuitivamente, mas graças a interferências externas, a maioria perde essa sintonia com corpo. Essas interferências podem ter diversas origens: da família, que vive de dieta e passa essa mentalidade para os filhos; das escolas, onde as crianças sofrem bullying por motivos de peso; e da mídia e da sociedade, que impõem um padrão de beleza, levando à insatisfação com o corpo. Segundo Nathália, tudo isso pode fazer com que as pessoas deixem de se guiar pelos próprios instintos e passem a confiar em fatores externos, como uma dieta ou uma regra alimentar. “Acabamos sucumbindo em uma vida de restrições e proibições alimentares, de efeito sanfona e de obsessão com a comida, que são fortes fatores de risco para o desenvolvimento de compulsão alimentar, transtorno alimentar e obesidade”, complementa Petry.

E engana-se quem acredita que as dietas são a salvação para quem deseja emagrecer de forma efetiva. Vários nutricionistas já se mostram contra as dietas, inclusive Nathália, e há um motivo para isso. Vários estudos comprovam que as restrições e proibições alimentares não funcionam a longo prazo, e cerca de 95% das pessoas não consegue se manter na dieta por muito tempo. “Isso acontece porque as dietas afetam nossas vidas em vários sentidos, tanto em nível biológico, alterando nosso organismo e estressando nosso corpo; em nível psicológico, alterando nossa relação com a comida, podendo causar ansiedade ou compulsão alimentar; na vida social, impactando em nossas reuniões com famílias e amigos; e no âmbito cultural, por tentar alterar hábitos alimentares já enraizados na família e/ou sociedade”, esclarece a nutricionista. O problema, de acordo com ela, é que passamos a acreditar que falhamos na dieta por culpa nossa, por não termos força de vontade. “No curto prazo, parece que a dieta funciona, pois você perde peso, embora muitas vezes o peso perdido não seja gordura, mas sim água e músculo. No longo prazo, o corpo entra em estado de alerta, porque seu organismo entende todo esse processo como um grande estresse e aciona o instinto de sobrevivência, diminuindo o metabolismo, armazenando mais gordura e aumentando os desejos por comida. Como resultado, você não só recupera o peso, como pode ganhar até mais“, explica Nathália Petry.

alimentação intuitiva

No entanto, se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: “Mas como posso melhorar meus hábitos alimentares sem fazer uma dieta?”. Petry conta que isso é possível sim. Uma de suas estratégias é incluir mais alimentos saudáveis no lugar de excluir itens que já fazem parte do dia a dia do indivíduo. “Se você consome muitos industrializados, por exemplo, em vez de cortar esses produtos, o que pode causar frustração, inclua aos poucos mais frutas, verduras e legumes, sempre buscando o prazer de comer, através de receitas que agradem seu paladar”, exemplifica a nutricionista. Desta forma, consequentemente você passará a fazer substituições mais saudáveis e formará novos hábitos alimentares. Essas mudanças podem até levar um tempo para acontecer, mas com certeza são mais consistentes do que uma dieta. É uma reeducação alimentar para a vida toda.

No caso de pessoas que realmente se encontram em estado de sobrepeso e precisam emagrecer, Nathália também utiliza uma abordagem comportamental, em vez de focar no emagrecimento. Isso porque, segundo a nutricionista, o aumento do peso é consequência de diversos fatores, não só de uma alimentação errada. Por isso, o mais importante é identificar o estilo de vida e a história do paciente, para entender o que pode ter levado ao peso excessivo e, a partir daí, trabalhar cada fator. “Quando o indivíduo readquire um relacionamento positivo com a comida e se torna consciente de tudo que está relacionado ao seu aumento de peso, o emagrecimento acontece naturalmente e o corpo volta ao peso de equilíbrio”, acrescenta a nutricionista. O peso de equilíbrio é uma faixa de peso (de até 5 a 10 kg), na qual o nosso corpo se mantém com facilidade e funciona adequadamente, e não necessariamente condiz com o número que cada um deseja atingir. Petry lembra que muitas pessoas desejam emagrecer por fatores externos, como já citamos anteriormente, mas sem uma real necessidade para tal. Por isso, um ponto essencial trabalhado no consultório é fazer essa reflexão junto com o paciente, para entender os reais motivos para a perda de peso, quando não há obesidade. “É por problemas de saúde ou só para se encaixar nos padrões de beleza atuais? Você quer se cuidar ou apenas se adequar ao peso que os outros acham que você deveria ter?”, são algumas das reflexões propostas pela nutricionista.

Os objetivos dessa abordagem comportamental, utilizada por nutricionistas como Nathália Petry, é fazer com que o indivíduo faça as pazes com a comida, recupere a conexão com o corpo e promova mudanças para a vida inteira, através de uma alimentação saudável, porém consciente e sem tantas proibições, que respeite seus sentidos físicos e psicológicos. Desta forma, é muito mais fácil adquirir um peso ideal (o seu ideal, não aquele que a mídia promove), que se manterá por toda a vida.

Quer saber mais sobre Alimentação Intuitiva?

Acompanhe o trabalho da Nutricionista Comportamental Nathália Petry:

Site: www.debemcommeuprato.com

Facebook: www.facebook.com/nathaliapetrynutricionista

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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