Como cumprir sua promessa de um Ano Novo mais saudável

Share Button

Alguém aí prometeu que vai ter um ano novo mais saudável? Início de ano é sempre a mesma coisa: prometemos que vamos fazer tudo diferente e correr atrás daqueles objetivos, que deixamos de lado no ano anterior. E uma das promessas que lideram a lista de resoluções de Ano Novo todos os anos é: “Emagrecer”!

Pesquisadores da Universidade de Scranton analisaram o comprometimento das pessoas com as promessas de Ano Novo, e concluíram que 77% delas estiveram realmente focadas na primeira semana. No entanto, esse número foi diminuindo para 55% no primeiro mês e caiu para 40% na metade do ano.

De acordo com Tom Connellan, autor de “The 1 Percent Solution: How to Make Your Next 30 Days the Best Ever” (em português, “A solução 1%: como fazer dos seus próximos 30 dias os melhores”, 2011), as promessas de Ano Novo falham por 3 principais motivos: as pessoas contam apenas com a motivação (“basta eu querer emagrecer, que consigo”); metas irrealistas (querer perder muito peso em um curto espaço de tempo); e as pessoas não percebem que toda mudança, mesmo que positiva, é desconfortável, pois implica em uma ruptura de padrão.

Mas calma, não queremos desanimar ninguém. Na verdade, queremos propôr algo novo aqui. Em vez de prometer que vai emagrecer X quilos neste ano (aliás, o processo de emagrecimento saudável é complexo demais para caber em qualquer promessa), que tal você se comprometer a ter um ano novo mais saudável? Com algumas iniciativas bem simples, realistas e fáceis de implementar no seu dia a dia, a perda de peso será apenas uma consequência.

Confira abaixo 8 atitudes que você pode começar a adotar desde já para ter um ano novo mais saudável:

1 – Alimente-se melhor

Em vez de aderir a mais uma dieta, que dificilmente conseguirá manter por muito tempo, adote aos poucos uma alimentação saudável, sem radicalismos. Dê preferência, sempre que possível, aos alimentos in natura ou minimamente processados, e diminua os alimentos industrializados, em sua maioria ultraprocessados, que geralmente carregam muito açúcar, gordura saturada, sódio e substâncias químicas como conservantes, aromatizantes e estabilizantes. Descubra como adotar uma alimentação mais natural nesta matéria.

2 – Escolha uma atividade física que você gosta

O segredo para você praticar atividades físicas regularmente é escolher aquela que te dá prazer. E apesar de vários estudos indicarem que algumas atividades específicas são melhores para emagrecer, nenhum exercício vai fazer você perder peso, se você não praticá-lo com frequência. E o que é melhor, você fazer algo que gosta com regularidade ou praticar a atividade física que está em alta, só quando estiver com vontade?

bike

3 – Economize seu tempo

A falta de tempo é uma das desculpas mais comuns para as pessoas escaparem dos exercícios. Por isso, planeje sua atividade física, de uma forma que não caibam desculpas para você fugir dela. Você pode escolher uma academia bem próxima à sua casa ou ao trabalho. Outra dica é ter alguns equipamentos em casa, se frequentar uma academia não for uma opção para você. Além disso, deixe sua roupa, tênis e acessórios necessários já separados no dia anterior, pois assim você ganha tempo e não confia só na sua motivação (que pode desaparecer de repente).

4 – Tenha uma vida mais ativa

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é fator de risco chave para doenças crônicas como os problemas cardiovasculares, câncer e diabetes. O sedentarismo é também o quarto principal fator de risco de morte – aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência das doenças crônicas. A OMS recomenda 30 minutos por dia de exercícos físicos em cinco ou mais dias por semana, ou ainda 10 mil passos por dia, para se obter ganhos na saúde.

Mas se você ainda não pratica nenhuma atividade fisica, comece aos poucos. Determine a frequência e a duração que melhor se encaixam no seu dia, e mantenha-se firme ao que foi planejado. Aos poucos, você pode ir aumentando a frequência, de acordo com seus objetivos e disponibilidade. Lembre-se: para ter uma vida mais ativa e um ano novo mais saudável, o importante mesmo é começar e não parar! Descubra como sair do sedentarismo com mudanças bem simples no dia a dia nesta matéria.

corrida de rua

5 – Experimente o HIIT

Se você não tem muito tempo para se exercitar, o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) pode ser uma ótima opção. Com duração que geralmente não passa de 20 minutos, você intercala tiros de altíssima intensidade com um tempo mínimo de descanso. Além de ser um dos treinos aeróbicos mais eficazes para queima de gordura, o HITT pode ser feito de várias formas, em qualquer lugar (na rua, correndo ou pedalando; nadando no mar ou na piscina; em casa, pulando corda ou fazendo outro tipo de aeróbico; na esteira ou bike da academia, etc.). No entanto, para praticar esta atividade de forma correta, sugerimos que converse com um profissional de educação física. Confira neste artigo por que o HIIT é tão eficaz na queima de gordura.

6 – Planeje-se

Para não cair na armadilha de ter que comer qualquer coisa na rua, por falta de tempo, planeje suas refeições com antecedência. Você pode montar um cardápio no fim de semana, para a semana seguinte, com opções fáceis e rápidas de serem preparadas. Você também pode preparar uma marmita saudável no dia anterior, para levar ao trabalho, e ainda lanches saudáveis e fáceis de carregar na bolsa. E quando for impossível preparar qualquer coisa, faça escolhas inteligentes: a maioria dos restaurantes oferece opções saudáveis. Ao comprar um lanchinho na rua, evite as frituras e gorduras em excesso. E ao optar por um industrializado, atenção ao rótulo. Aprenda a ler o rótulo e a escolher opções mais saudáveis nesta matéria.

preparando uma refeição saudável

7 – Durma melhor

Várias pesquisas já comprovaram que dormir bem é essencial para uma vida saudável. No entanto, o estresse do dia a dia tem interferido cada vez mais na quantidade e na qualidade do sono, causando vários prejuízos à saúde e ao bem-estar. E para quem deseja emagrecer, o sono de qualidade deve fazer parte da rotina, assim como fazer exercícios e se alimentar de forma saudável. Isso porque estudos clínicos sugerem que dormir bem é essencial para o aumento da produção da leptina, hormônio da saciedade, bem como para a queda de grelina, hormônio do apetite. Além disso, é durante o sono que acontece a recuperação muscular e, consequentemente, o processo de construção dos músculos depois de um dia de treino. Por isso, antes de dormir, desligue-se das preocupações do dia a dia e dos aparatos tecnológicos, para começar a relaxar. Um ambiente calmo, silencioso, com temperatura agradável e, de preferência, escuro, também pode ajudar a você dormir mehor. Quer 10 motivos para você dormr mais? Confira nesta matéria.

8 – Não desista de um ano novo mais saudável

Não é porque você exagerou na comida no fim de semana ou faltou à academia por qualquer motivo que vai desistir de vez dos seus objetivos. Aprenda a recomeçar. Seja persistente e lembre-se dos motivos que fizeram você prometer ter um ano novo mais saudável.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...