Como o álcool pode prejudicar a dieta e o treino

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Quando vai chegando o fim de semana, até quem leva uma vida saudável acaba se rendendo a uma cervejinha com os amigos. Mas o que muitos não sabem, ou ignoram, é que o álcool, mesmo de forma sociável, nem sempre é um bom negócio para a saúde.

Segundo Victor Lima, pós-graduado em Nutrição Esportiva, Biomecânica e Personal Trainer,  o álcool pode trazer diversos malefícios para o organismo, tais como doenças do fígado, do sistema digestivo e do coração, bem como perda de apetite e deficiências vitamínicas. Victor explica que durante a bebedeira, o aparelho digestivo tem um trabalho extra. O estômago fabrica suco gástrico; o fígado, mais bile, além de neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino produz mais suco entérico e ainda fica com o trânsito mais lento. Por isso, beber água é importante nesse processo, pois ela repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas e na regulação do organismo.

Mas os prejuízos vão além da saúde e atingem até aqueles que levam uma vida ativa, batalhando pelo corpo perfeito.

Veja abaixo como o álcool pode atrapalhar o seu processo de hipertrofia e emagrecimento:

drinques álcool

Impacto Negativo na Síntese Protéica

Victor explica que a síntese protéica é o processo por onde os aminoácidos são unidos para formar proteínas. O consumo excessivo de álcool atrapalha este processo em até 20% e, como os músculos são formados por proteínas, todo o trabalho feito na academia vai por água abaixo.

Diminui a testosterona

A testosterona é o hormônio mais importante para a construção muscular em nosso corpo, e seu nível no sangue é um dos fatores que determina o quanto uma pessoa pode ganhar massa magra. Mas ao ingerir bebidas alcoólicas, a testosterona diminui.

Causa desidratação

Os rins precisam filtrar grandes quantidades de água para conseguir quebrar o álcool, e isto pode resultar em grande desidratação. De acordo com o personal trainer, como água também tem um papel importante na construção muscular, se você ficar até mesmo um pouco desidratado, seus resultados já serão prejudicados. É importante frisar que somente os músculos são constituídos por cerca de 70% de água.

Esgota as vitaminas e os minerais do corpo

O consumo de bebidas alcoólicas causa a drenagem rápida das vitaminas A, C, complexo B, cálcio, zinco e fósforo. Estas vitaminas mantêm vários processos do corpo em andamento, principalmente os que envolvem a hipertrofia muscular.

Aumenta o acúmulo de gordura

Engana-se quem pensa que somente os petiscos que acompanham a bebida engordam. Com 7 calorias por grama, o álcool pode ser bem “engordativo”, perdendo apenas para a gordura que tem 9 calorias por grama. Segundo Victor Lima, o consumo do álcool também atrapalha o ciclo de krebs, que tem um papel importante na queima de gordura.

 

É permitido beber moderadamente?

Mas você deve estar se perguntando: “Não posso beber nem um pouco, sem prejudicar o meu organismo ou o meu processo de hipertrofia/emagrecimento?”. De acordo com a  Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas saudáveis podem consumir, no máximo, 30 gramas de álcool por dia. Isso equivale a 2 taças de vinho ou a 2 latinhas de cerveja ou, ainda, 2 doses de destilado. No entanto, considerando que o álcool carrega calorias vazias, o ideal seria deixar a bebida para os momentos de comemoração, e não consumí-la com tanta frequência.

vinho álcool

Alguns estudos sugerem que uma taça de vinho por dia traz benefícios para a saúde. E é verdade! O vinho tinto é rico em antioxidantes e previne o envelhecimento precoce. Além disso, possui flavonóides, substância que aumenta a concentração do bom colesterol (HDL), e ainda compostos que protegem o sistema cardiovascular. Mas Lima esclarece esses benefícios só serão aproveitados se a bebida for consumida com moderação, em conjunto com outros hábitos saudáveis, como seguir uma dieta adequada e praticar exercícios físicos.

No entanto, mesmo sendo benéfico, o vinho não é recomendado a hipertensos ou diabéticos, muito menos a indivíduos que tomem algum tipo de medicamento. Victor Lima explica que não é correto estimular o consumo de nenhuma bebida alcóolica como método de prevenção de doenças, uma vez que hábitos saudáveis já trazem excelentes ganhos para a saúde. Então, se você quiser aproveitar os efeitos benéficos do vinho, substitua-o pelo suco de uva natural em dias alternados, que proporciona o mesmo efeito.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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