Compulsão alimentar: entenda o que é e como tratar

Share Button

A compulsão alimentar é um dos responsáveis pelo aumento de peso em pessoas de todos os sexos e idades. Este distúrbio alimentar também pode levar a outros transtornos alimentares, como a bulimia e, principalmente, à obesidade.

Mas cuidado para não confundir exageros alimentares pontuais, como o que pode acontecer em épocas festivas, com a compulsão. Segundo a nutricionista Isabela Mendonça, na compulsão alimentar, a pessoa tem a necessidade de comer grandes quantidades de alimentos em pouco tempo, mesmo quando não está com fome, e normalmente não para de se alimentar mesmo estando satisfeita. Após o período de compulsão, o compulsivo sente vergonha, frustração e revolta consigo mesmo pela falta de controle. Então promete que vai se controlar da próxima vez, mas quando um novo ciclo de compulsão chega, ela falha novamente.

Comer em excesso, mesmo sem apetite, é um distúrbio químico, que se dá por um desequilíbrio nos neurotransmissores da fome e da saciedade. Além disso, o problema geralmente está associado a sentimentos de ansiedade e depressão, bem como a outros transtornos psíquicos, que levam à compensação através da comida. Uma outra causa do problema são as dietas muito restritivas, que geram um quadro de compulsão por determinados alimentos, geralmente aqueles proibidos na dieta.

Como tratar a compulsão?

De acordo com Isabela Mendonça, a compulsão alimentar requer um tratamento multidisciplinar, com a participação de um nutricionista, que oriente o compulsivo a uma reeducação alimentar adequada; de um psicólogo, para tratar as questões emocionais; e de um médico, que poderá ou não receitar um medicamento para ajudar a reequilibrar os neurotransmissores. No entanto, a nutricionista explica que a acupuntura também pode ser um grande aliado ao tratamento.

Trabalhar o lado comportamental também é recomendável para tratar a compulsão, através da mudança de estilo de vida e a prática de exercícios, que podem amenizar os quadros de ansiedade e depressão. No caso da atividade física, a liberação de endorfina, hormônio que dá a sensação de prazer, pode substituir a serotonina liberada pela comida, cujo efeito é semelhante. Somando-se a isso, a prática de exercícios traz outros diversos benefícios, que podem contribuir de forma ampla no tratamento da compulsão alimentar.

Acupuntura e Compulsão Alimentar

A acupuntura é uma técnica chinesa milenar, que consiste na aplicação indolor de agulhas em determinados pontos do corpo, visando controlar e equilibrar o funcionamento do organismo, trazendo benefícios à saúde.

Como normalmente a compulsão alimentar é desencadeada por um processo psicológico, que gera um aumento de ansiedade no indivíduo, a acupuntura pode atuar na causa do problema. Isabela Mendonça explica que, através da acupuntura, usam-se pontos que ajudam a diminuir a ansiedade e a amenizar algum desequilíbrio energético que o paciente apresente.

Segundo a nutricionista, além da compulsão alimentar, a acupuntura pode equilibrar o corpo, tratando outros problemas, como a diminuição da retenção de líquidos e o aumento do metabolismo.

O tratamento é feito com algumas sessões de acupuntura, que pode variar de acordo com o caso do paciente. No entanto, geralmente a frequência semanal é de duas a três vezes por semana.

acupuntura e compulsão alimentar

Será que sofro de compulsão alimentar?

Como explicamos no início do texto, é muito fácil confundir compulsão alimentar com exageros alimentares pontuais. Confira abaixo alguns sintomas mais comuns da compulsão alimentar. E se desconfiar que você sofre desse distúrbio, não hesite em procurar ajuda profissional!

O compulsivo:

  • Come grandes quantidades de comida em um curto espaço de tempo.
  • Come rapidamente, sem mastigar corretamente os alimentos.
  • Por sentir vergonha do seu descontrole frente à comida, muitas vezes prefere comer sozinho.
  • Mesmo se já estiver saciado e sem fome, continua comendo.
  • Sente uma sensação indescritível de prazer durante a compulsão.
  • Sentimentos de vergonha, frustração e revolta são frequentes após o quadro de compulsão
  • Vive um infinito círculo vicioso, que alterna momentos de descontrole frente à comida com momentos de equilíbrio.

 

Se você quiser conhecer o trabalho da nutricionista Isabela Mendonça, que atua com base no conceito de alimentação consciente e personalizada, seguem os contatos:

Isabela Mendonça
E-mail: alimentacao.consciente@hotmail.com
Telefone: (61) 3244-9511
Site: www.isabelamendonca.com

 

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...