Eat Clean: 7 dicas para adotar uma alimentação mais natural

Share Button

Você sabe o que é eat clean ou, traduzindo para o português, “comer limpo”? Não é mais uma dieta da moda, mas sim um estilo de vida, defendido por diversos nutricionistas, que consiste em seguir uma alimentação mais natural, sem ingredientes artificiais que possam comprometer a saúde.

A filosofia eat clean propõe o consumo de comida de verdade e menos industrializados. Por não se tratar de uma dieta, não sugere restringir nenhum grupo alimentar, muito menos contar calorias. Mas os benefícios para quem deseja uma vida mais saudável são inúmeros, pois, ao ingerir mais alimentos naturais e frescos, você consequentemente ingere mais nutrientes e fibras, que satisfazem por mais tempo e afastam aquela vontade de petiscar toda hora.

Parece difícil? Nem é! Veja algumas dicas para você começar a ter uma alimentação mais saudável, com comida “limpa” e de qualidade.

Como aderir ao Eat Clean:

1 – Evite os alimentos processados

Eles geralmente são embalados, enlatados ou empacotados, e possuem mais de um ingrediente em sua composição. Nem todos os alimentos processados são ruins, mas fuja daqueles que apresentam aromatizantes, corantes, conservantes ou qualquer componente de nome estranho que você não consiga pronunciar o nome.

comida industrializada

2 – Leia o rótulo

Se você precisar consumir algum produto industrializado, escolha aquele com ingredientes que você conhece e que usaria em suas próprias receitas. Evite os aditivos químicos, que citamos na dica anterior, e também aqueles componentes que, se consumidos em excesso, são prejudiciais à saúde, como sódio, gordura trans e açúcar.

3 – Cozinhe mais

Você não precisa passar horas na cozinha para preparar refeições deliciosas e saudáveis. Apenas certifique-se de usar alimentos frescos, combinando carboidratos complexos, proteína magra, gordura saudável e temperos naturais em cada prato. E não se esqueça de apreciar o momento da refeição: sente-se à mesa, relaxe e deixe-se levar pela combinação de aromas e sabores. Se precisar de uma motivação para cozinhar, convide sua família ou amigos para saborear uma boa comida junto com você.

cozinha saudável

4 – Esqueça as calorias

Melhor do que contar calorias, é escolher alimentos de qualidade, que forneça os nutrientes necessários para alimentar seu corpo e turbinar sua saúde. Ao escolher os alimentos certos, você ganha mais energia e diminui as medidas sem sofrimento.

5 – Evite o álcool

O álcool está cheio de calorias vazias e açúcar, que podem bagunçar todo o seu esforço para ter uma vida mais saudável. Isso não significa que você deve parar de socializar, mas sim diminuir os momentos de bebedeira exagerada para não pôr tudo a perder.

6 – Fuja do fast-food

Os alimentos de fast-food são super calóricos, sem qualquer valor nutricional e repletos de ingredientes artificiais. Para parecerem tão saborosos, tenha a certeza de que passam muito longe do que é uma comida “limpa” e de qualidade.

7 – Ao fazer compras, vá direto à seção de hortifruti ou à feira

Prefira os alimentos naturais de verdade (não aqueles que são vendidos como naturais em caixinhas), como verduras, legumes, frutas, grãos integrais, ovos e temperos naturais, que fornecem as vitaminas e os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Não se esqueça das carnes, mas opte pelas in natura e evite as processadas, como hamburgueres, nuggets e embutidos, que contêm mais química do que proteína.

alimentos naturais

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...