Frutas do Outono – Conheça quais são e seus benefícios

Share Button

As frutas são opções deliciosas para comer a qualquer momento do dia.
Seja no café da manhã, nos frutas_outonolanchinhos entre as refeições ou até na sobremesa, esses alimentos são alternativas saudáveis e nutritivas para matar a fome, sem acrescentar tantas calorias no prato, se consumidas com moderação.

No entanto, para aproveitar ainda mais as vitaminas e minerais desse carboidrato do bem, o ideal é escolher as frutas da temporada. Isso porque, ao crescer e amadurecer no tempo certo, de acordo com as variações climáticas nas quais se adapta melhor, a fruta mantem o sabor mais apurado e apresenta maior qualidade nutricional. Além disso, você economiza no bolso, pois o preço de qualquer alimento fora da estação é mais alto.

Quer um motivo a mais para incluir as frutas do Outono em seu cardápio?

Veja abaixo quais são as melhores opções desta temporada, de acordo com dados da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), e seus benefícios para a saúde:

Abacate
Rico em gorduras insaturadas, fibras e antioxidantes, auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Também tem ação antiinflamatória e ajuda a reduzir o estresse. Devido ao seu teor calórico, deve ser consumido com moderação e sem açúcar.

Banana
Fonte de potássio, pode contribuir para o controle da pressão arterial, além de evitar câimbras e dores musculares. Também nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

Laranja
Fonte de vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, é antioxidante e ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer. Também é rica em fibras, que regulam o intestino e promovem sensação de saciedade; flavonóides, que possuem propriedades antiinflamatórias; e pectina, que auxilia na digestão.

Mamão
Fonte de diversas vitaminas e minerais, seu destaque é a presença da enzima papaína, que auxilia na digestão dos alimentos. O mamão também é rico em carotenoides, importantes na prevenção de doenças da retina. Além disso, esta fruta tem efeito laxante.

Melancia
É uma das frutas que mais contém água e, por isso, é extremamente hidratante e possui propriedades diuréticas e laxativas, ajudando na limpeza de toxinas do organismo. Também oferece vitamina C, que fortalece o sistema imunológico; vitamina A, importante para a saúde da pele e dos olhos; e vitaminas do complexo B, fornecendo energia para as atividades do dia a dia. Além disso, a melancia possui licopeno, antioxidante que protege o organismo e evita o envelhecimento precoce.

Tangerina
A tangerina é rica em vitamina C, vitamina A, complexo B, bioflavonoides e potássio, sendo este último importante no processo de contração dos músculos. Também fortalece a imunidade, controla a hipertensão arterial e possui efeito laxante.

Kiwi
Fonte de fibras solúveis, que são importantes para a digestão e promovem a sensação de saciedade. Também é rico em vitaminas do complexo A e E, antioxidantes e minerais, como ferro e potássio. Essa combinação poderosa fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças no coração e cancerígenas, além de melhorar a digestão e agir como anti-inflamatório natural.

Maçã: Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol e ajuda a moderar o apetite. Também é rica em diversas vitaminas e sais minerais, que combatem a prisão de ventre, fortalecem a imunidade, retardam o envelhecimento das células, regulam o sistema nervoso e protegem a saúde da pele.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...