Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação

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Há muitos anos fomos aterrorizados sobre o consumo de gordura. Ela foi vista como algo ruim, responsável pela obesidade crescente e por aumento nos casos de doenças cardiovasculares e metabólicas. Aí fomos bombardeados pela indústria alimentícia com produtos zero gordura, light e afins. Ufa, enfim, estávamos livres do problema! Não, não estávamos!

Vamos começar a entender o papel da gordura

As gorduras ou lipídios possuem diversas funções e são de extrema importância ao funcionamento do nosso organismo. As gorduras participam na formação de hormônios, como o estrogênio e a testosterona, agem como isolante térmico, na proteção dos órgãos internos, transmissão de impulsos nervosos, são fontes energéticas, auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), geram saciedade e proporcionam sabor, textura e aroma aos alimentos. Portanto, devem fazer parte da nossa alimentação diária.

Gordura boa ou ruim?

Aquela história de que gordura saturada faz mal é passado. Os novos estudos mostram que todas as gorduras fazem bem, inclusive aquela banha de porco! O que faz mal? Gordura trans e excessos! Ninguém vai tomar café, almoçar, lanchar e jantar banha de porco. E certamente você vai fugir da gordura trans, aquela encontrada nos produtos industrializados, como biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote, produtos de panificação e margarinas. Essa sim faz mal, aumenta o colesterol e está fortemente relacionada a doenças cardiovasculares e metabólicas, como diabetes e resistência à insulina. Esse tipo de gordura do mal foi sendo introduzida pela indústria ao longo dos anos e fomos levados a acreditar que margarina fazia bem e manteiga fazia mal, mas graças à evolução dos estudos e à publicação de novos artigos científicos, podemos aprender cada dia mais e quebrar esses paradigmas.  Por isso que sempre temos novidades na Nutrição, afinal, os estudos não param.

gordura do bem

Qual gordura escolher?

A trans sempre deve ser evitada! As de origem animal e vegetal devem ser consumidas, dando preferência aos alimentos naturais, artesanais e orgânicos sempre que possível e fugindo dos transgênicos, pelo fato de não conhecermos todos os seus efeitos no nosso organismo. O que sabemos? Que transgênicos aumentam os casos de alergia nos seres humanos e ainda possuem o dobro de agrotóxicos do que alimentos não transgênicos. Podem correr dos óleos de soja, canola, algodão, milho e afins.

Ao longo do dia, usamos gordura em todas as refeições praticamente. No café da manhã, podemos ter boas fontes nas frutas ricas em gorduras do bem, como abacate, coco, açaí. Aquele ovo com gema e na manteiga também vai bem, só utilizar uma frigideira antiaderente com uma colher de chá de manteiga. Não é porque faz bem que precisa exagerar. Nos lanches e naquela salada do almoço e jantar vale investir em azeite, azeitona, peixes gordos como atum, salmão, sardinha, truta, arenque, cavala. E ainda tem as castanhas, sementes e o chocolatinho para alegrar nosso dia. Invista em sementes de linhaça, girassol, chia, gergelim. Nozes, pistache, macadâmia, castanha de caju e do Pará (também conhecida como castanha do Brasil), amêndoas, avelã, amendoim, inclusive a pasta de amendoim (sem açúcar). No final da tarde deu sono e vontade de um docinho? Invista no chocolate com alto teor de cacau, ele também tem gordura boa e saudável. Para cozinhar tem várias opções, como óleo de coco, manteiga, azeite (não precisa ser extravirgem, o tipo único vale), banha de porco.

Regra de ouro: não pode exagerar!

 

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Blog: nutricaosemsegredo.com.br

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E-mail: contato@nutricaosemsegredo.com.br

 

 

Rachel Carvalho

Nutricionista - CRN 10100324 // Facebook: @nutricaosemsegredo // Instagram: @nutricaosemsegredooficial // contato@nutricaosemsegredo.com.br

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