Alimentos saudáveis: conheça alguns jovens empreendedores do ramo

Share Button

Alimentos saudáveis são aqueles que reúnem todas as substâncias de que o corpo precisa para funcionar corretamente. “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, já pregava Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, cerca de 400 anos antes de Cristo.

Porém, seja por descuido ou por questão de praticidade, muitas vezes acabamos deixando os alimentos saudáveis de lado e comendo besteiras, que estão sempre disponíveis: basta abrir uma embalagem. Só que nessas embalagens industrializadas vem uma enorme quantidade de corantes, conservantes, espessantes, acidulantes e diversas outras substâncias nocivas à saúde.

Mas a boa notícia é que, apesar de grande parte das pessoas ainda optarem pelos produtos industrializados na hora de se alimentar, pesquisas mostram que os hábitos alimentares do consumidor brasileiro estão mudando e vem crescendo o número dos que buscam melhor qualidade de vida e, consequentemente, dão preferência a alimentos saudáveis.

A busca por melhor qualidade de vida tem feito do setor de alimentos saudáveis uma das tendências de bons negócios nos últimos anos. O crescimento desse público é tão visível, que até as grandes marcas já estão se rendendo e criando produtos voltados para esse nicho do mercado, como é o caso do Mc Donald’s, que inseriu saladas em seu cardápio, e, mais recentemente, do Burger King, com a criação do hambúrguer vegetariano.

Foi ao notar essa mudança, que jovens empreendedores também resolveram apostar nesse mercado de alimentos saudáveis. Entre os exemplos estão a Camilla Fant, proprietária da Pote Verde – empresa especializada em saladas de pote; a Helena Schilling e o Luiz Otávio, da Quetuttis Orgânicos – especializada em alimentação vegana e orgânica; e o Gustavo Braga e a Carolline Reis, da Quitutes do Papai – que oferece alimentação orgânica para bebês e crianças.

alimentos orgânicos
Feijoada Vegana da Quetuttis Orgânicos

Com a diferença de que a Quetuttis Orgânicos não usa produtos de origem animal no cardápio, ela e a Quitutes do Papai tem, mais ou menos a mesma proposta: oferecer alimentos saudáveis para o público infantil e ambas surgiram após o nascimento dos filhos dos proprietários. “Nossa empresa foi pensada após o nascimento dos nossos filhos, quando percebemos a dificuldade de preparar papinhas nutricionalmente equilibradas, principalmente quando a mamãe e o papai voltam ao trabalho. Sem falar nas dúvidas que surgem no processo de introdução alimentar com o surgimento dos dentinhos e toda a nutrição durante a infância. Verificamos também, que muitos amigos se mostraram interessados na ideia e resolvemos investir no projeto”, diz Gustavo. Em outras palavras, Helena contou pra gente que a Quetuttis Orgânicos surgiu, basicamente, da mesma maneira: ela e seu marido queriam investir em algo e quando viram outras mães elogiando as receitas de Helena, resolveram investir nessa área de alimentos saudáveis. Assim, começaram a produzir de acordo com a demanda, pesquisando e estudando novas combinações, até dar certo. E deu tão certo, que hoje já contam com mais de 200 itens no cardápio.

Outro caso de sucesso que podemos citar é o da empresa DaSemente Gastronomia Funcional, que surgiu em 2014, da vontade do estudante de nutrição, Pedro Henrique Rosario, de unir seu amor pela culinária, com sua preocupação com uma alimentação saudável. “Ele percebeu que a maioria das empresas que se vendem como saudáveis utilizam ingredientes que não são tão benéficos para a saúde e viu que era possível oferecer produtos realmente funcionais, sem abrir mão do sabor”, conta seu sócio Felipe Martins. Felipe acredita que a maior procura por esse tipo de produto se deve ao fato de que hoje em dia, a mídia dá mais espaço a esse tema e as pessoas têm mais acesso à informação sobre vida saudável e alimentação. Camilla Fant, proprietária da Pote Verde, compartilha da mesma opinião. “Hoje as pessoas tem acesso à informação e com mais rapidez. Então, só fica na ignorância quem quer. Somos cada vez mais instruídos, lemos rótulos e damos mais atenção ao que oferecemos a nossa família e a nós mesmos.”, diz ela.

Helena acredita que essa busca só tende a aumentar. “As pessoas estão despertando para uma nova alimentação, e acho que, de agora em diante, isso só vai crescer. Não acredito que hoje vão provar uma alimentação mais saudável e amanhã vão voltar a comer cheese burger e beber refrigerante”, afirma ela.

alimentos funcionais
Muffin Funcional Da Semente de chocolate – Foto Divulgação.

Conhecendo o público ou começando do zero, quem se dedica e faz o que ama, consegue obter sucesso.

Quem tem um estilo de vida saudável tem algumas vantagens na hora de abrir um negócio nesse ramo de alimentos saudáveis, pois detém maior conhecimento sobre os gostos e hábitos dos potenciais clientes, como aconteceu com a Helena, que já era vegetariana há muitos anos e resolveu investir nessa área depois que as amigas começaram a pedir que ela fizesse as receitas que já fazia para os picnics e encontros de mães que organizavam quando os filhos eram pequenos. No entanto, também é possível começar do zero e ser bem sucedido, como foi o caso da Camilla Fant, que até os 30 anos sempre trabalhou na área comercial de empresas do ramo de petróleo, e hoje trabalha na sua própria empresa de saladas de pote. Além disso, de família italiana, que se reúne a mesa em qualquer situação, Camilla sempre teve a balança como uma inimiga. Mas, após uma viagem aos EUA, onde conheceu as saladas em pote de vidro e teve acesso aos estudos científicos que explicam as vantagens e os porquês do vidro, tomou coragem, comprou uma caixa de vidros e começou a fazer saladas para consumo próprio. “Hoje trabalho com a minha mãe, duas ajudantes e dois motoboys no meu negócio e tenho uma rede de amigos e clientes com quem troco experiências, receitas e dicas pra um dia a dia saudável.”, diz ela.

O público dos alimentos saudáveis

O público dos alimentos saudáveis ainda é predominantemente feminino, afirma Camilla Fant, proprietária da Pote Verde: “75% do público da Pote Verde é composto de mulheres entre 25 e 55 anos”, diz ela.

salada em pote
Saladas em pote da Pote Verde – Foto Divulgação.

A crise econômica 

Apesar do sucesso e crescimento do setor dos alimentos saudáveis, a crise econômica também já vem sendo sentida por algumas empresas dessa área. Mas, nem isso foi capaz de fazer Felipe desistir da proposta da DaSemente, de promover um estilo de vida mais saudável: “O custo dos produtos aumentou bastante e sentimos uma queda nas vendas. Mas tentei não repassar todo esse aumento para o consumidor, pois acredito que o preço alto desse tipo de produto afasta as pessoas de terem uma alimentação e um estilo de vida mais saudável.”

Bons hábitos devem ser estimulados desde cedo?

Há pouco tempo teve uma polêmica com a apresentadora Bela Gil, por causa de uma foto que ela postou em uma rede social, mostrando a lancheira da filha, composta só por alimentos saudáveis. Ao verem a foto algumas pessoas a “atacaram” com comentários, que diziam que o que ela fazia com a filha era exagero e que crianças não devem ser privadas de comerem o que as outras comem nessa fase.

Essa situação exemplifica bem o quanto é difícil estimular o consumo de alimentos saudáveis desde cedo em um mundo no qual as pessoas acham normal encher as crianças de refrigerantes, achocolatados e biscoitos recheados.

Questionamos Gustavo, da Quitutes do Papai, sobre o que ele achava do fato das crianças terem uma alimentação muito diferente da dos amiguinhos e se ele acreditava que isso poderia ser prejudicial para elas, como muita gente defendeu; ao que ele nos respondeu: “Tenho certeza de que a oferta de uma alimentação saudável para as crianças deve ser prioridade para pais, responsáveis escolares e sociedade. Porém, nossa sociedade não está preparada para “radicalismo alimentares”. Temos muitas formas de incentivar essa alimentação natural e saudável, sem diferenciarmos os alimentos de uma criança.”

Para quem se animou e pretende investir em uma alimentação mais saudável, segue um pouco sobre cada uma dessas empresas, o que oferecem e locais de entrega.

papinhas naturais
Papinhas do Quitutes do Papai, 100% orgânicas, sem sal, corantes ou conservantes – Foto Divulgação.

Quitutes do papai

A Quitutes do Papai é uma empresa de comidas orgânicas congeladas, preparadas com amor para bebês e crianças! O ideal da empresa é cozinhar com carinho e qualidade para as crianças.

Entregam aos clientes a praticidade e qualidade de uma empresa criada por um papai coruja (Gugu), uma mamãe leoa (Carol), uma cozinheira com mãos de fada (Glau) e com o auxílio de muitos amigos (nutricionistas, psicopedagogos e pediatras). Todos super preocupados com a importância de uma alimentação saudável e nutritiva para as crianças.

E cá entre nós, eu provei o carro chefe deles, o pão de queijo de batata e cenoura, e até senti vontade de voltar a ser criança, pra comer esse lanchinho todos os dias. Simplesmente, maravilhoso!

Contatos para vendas:

E-mail: quitutesdopapai@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/quitutesdopapai1

Whatsapp: 21 99614 3177

Entregas: Rio de Janeiro (zona sul, zona norte, centro e zona oeste) e Niterói (com uma taxa de entrega).

DaSemente

A DaSemente Gastronomia Funcional é uma empresa que leva saúde e sabor para os clientes, buscando mostrar que a alimentação não precisa perder o sabor para ser saudável. O cardápio é composto por pães funcionais, integrais, sem glúten e sem lactose, além de bolos e muffins funcionais de chocolate e de banana, que são os mais vendidos. Experimentem e saberão o porquê!

Contatos para vendas:

E-mail: dasementefuncional@gmail.com.

Facebook (inbox): www.facebook.com/dasemente

Instagram: @dasemente

Entregas: Rio de Janeiro (Tijuca, Centro e Zona Sul, com cobrança de taxa e valor mínimo de compra). As encomendas também podem ser retiradas pelo cliente na Tijuca, onde é a sede da empresa.

Pote Verde

O Pote Verde tem como objetivo principal proporcionar aos seus clientes uma vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada e deliciosa. Oferecem saladas em potes de vidros de maneira prática e saudável, com durabilidade de até 5 dias na geladeira (pois a difusão de oxigênio dentro do vidro é baixa, preservando o sabor, a cor e, principalmente, o frescor e os nutrientes da salada).

Alimentos saudáveis: 4 combinações fixas e, a cada semana, 1 “pote convidado”, criado em parceria com nutricionistas e profissionais da área;  sopitas: 2 sabores de sopas por semana; e brigadeiro funcional: brigadeiros de batata doce, cenoura e aveia com e sem lactose.

Contatos para vendas:

E-mail: pedidos@poteverde.com.br

Site: www.poteverde.com.br

Whatsapp: (21) 9 9800 5811

Quetuttis Orgânicos

Todos os pratos são Veganos (sem leite, ovo, carne ou derivados animais), sem glúten, sem soja, sem fritura, artesanais, feitos com ingredientes orgânicos e integrais, sem soja, conservantes, gomas ou quaisquer aditivos químicos; funcionais e perfeitos para quem quer manter a forma com muita saúde e sabor.

Dica: apostem nos cookies de canela!

Carros-chefes: danoninho, feijoada, cookies, pão sem queijo e sorvete.

Entregas: Todos os bairros do Rio de Janeiro. 

Contatos para vendas:

Facebook: www.facebook.com/quetuttis.organicos

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...