Tapioca: Conheça os mitos e as verdades sobre este alimento

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De tempos em tempos, surge uma dieta da moda e um superalimento, com poder emagrecedor e carregado de benefícios. E a “queridinha” da vez é a tapioca, que ganhou popularidade principalmente através das celebridades, que a adotaram como uma opção mais saudável ao pão e a propagaram como a responsável por vários quilos a menos na balança.

Para descobrir se tudo o que estão dizendo sobre a tapioca é verdade, conversamos com a nutricionista Jéssica Ribeiro, que trouxe as cinco dúvidas mais comuns que aparecem em seu consultório e vão ajudar você a decidir se é ou não uma boa ideia incluir a tapioca em seu cardápio diário.

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Tapioca é um alimento saudável?

A tapioca é um alimento que ganhou popularidade por conta da moda “glúten free”, mas contém poucas fibras, alto índice e cargas glicêmicas (semelhantes ao açúcar) e poucos minerais. Por isso, segundo a nutricionista, não pode ser considerada um alimento saudável, pois em comparação com outras fontes de carboidrato, deixa muito a desejar.

Posso comer tapioca para emagrecer?

É possível comer tapioca e emagrecer, não para emagrecer. A inclusão da tapioca pode ser feita em dietas para emagrecimento, muito embora não seja um alimento estratégico para isso. Muitas pessoas relatam que trocou o pão pela tapioca e perdeu peso. Mas, segundo a nutricionista, essa não pode ser considerada a causa do emagrecimento. “Provavelmente, essa pessoa abriu mão de uma série de excessos que contribuíam para o acúmulo de gordura e, dessa forma, conseguiu perder peso. Vale lembrar que emagrecer é um processo multifatorial, que depende de um conjunto de mudanças e não é a inclusão ou exclusão de um alimento que define se a perda de peso será bem sucedida ou não”, afirma Jéssica.

Quero cortar o glúten da dieta. Posso incluí-la no cardápio?

Um artigo publicado no Jornal of the Academy of Nutrition and Diabetics (2012) foi bem categórico ao pontuar que não existe nenhuma evidência que mostre que uma dieta sem glúten apresente benefícios em pessoas saudáveis. Caso você tenha doença celíaca, você deve excluir realmente toda e qualquer fonte de glúten, mas fazer isso sem orientação e sem fazer antes um exame para comprovar se você tem a doença, além de desnecessário, é perigoso. De acordo com a nutricionista Jéssica Ribeiro, ao fazer isso você pode mascarar o diagnóstico da doença celíaca e isso vai muito além de “trocar o pão pela tapioca”. Mas, uma vez diagnosticado o problema de saúde, você pode inclui-la, uma vez que não contém glúten.

Quando devo incluí-la no cardápio?

Quando se quer ganhar peso, pela quantidade grande de carboidrato, ela se torna, ao contrário do que todos pensam, estratégica para o ganho de peso.

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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