Problemas na pele? Uma boa alimentação pode ajudar!

Share Button

Você sabia que o conteúdo do seu prato pode te ajudar a evitar problemas na pele, como acne, rugas, e até mesmo flacidez? “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, já pregava Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, cerca de 400 anos antes de Cristo.

Seja por descuido ou por questão de praticidade, muitas vezes acabamos deixando os alimentos saudáveis de lado e comendo besteiras, que estão sempre disponíveis, bastando abrir uma embalagem industrializada; e isso pode acarretar em diversos problemas na pele.

Mas saiba que, assim como alguns alimentos podem prejudicar a saúde de nossa pele, alguns nutrientes que ingerimos têm poder de ajudar não só nossa saúde interna, como também a saúde da nossa pele. Ou seja, além de todos os benefícios para sua saúde, fazer escolhas saudáveis ainda vai dar uma ajuda nos seus cuidados de beleza.

Fizemos uma pesquisa sobre os principais problemas na pele, que incomodam a maioria das pessoas, e separamos os melhores alimentos para se livrar de cada um desses problemas. Então, confira a seguir o que você deve ingerir para não precisar mais se preocupar e ainda deixar sua pele mais viçosa e fortalecida:

Acne

Alimentos: salmão, cenoura, espinafre, brócolis, semente de abóbora, grão-de-bico, ostras e lentilha.

Os quatro primeiros porque são ricos em vitamina A, que, ajuda a pele, uma vez que diminui a produção de sebo das glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e, consequentemente, inibindo a formação da acne. Além disso, a vitamina A possui substâncias chamadas rodoxinas, que participam da recomposição celular e têm poder antioxidante. Os demais itens esses itens são ricos em zinco, que é um mineral é um anti-inflamatório natural com ação antibacteriana, que inibe a proliferação dos micro-organismos causadores da acne.

 

Rugas

Alimentos: tomate, melancia, goiaba, açafrão e gengibre.

Os alimentos de cor vermelha são ricos em lipoceno, um poderoso antioxidante, que potencializa a ação das enzimas que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Quanto ao açafrão e ao gengibre, este contém diversos fitoquímicos que previnem o envelhecimento precoce; além de serem anti-inflamatórios e antioxidantes.

 

Falta de viço

Alimentos: mamão e água.

O mamão, rico em vitamina A, é importante para a renovação celular e recuperação dos tecidos, ajudando a manter a pele viçosa. É uma hidratação adequada é essencial para eliminar as toxinas que podem causar problemas de pele. Quanto mais hidratada estiver a pele, mais viçosa ela ficará.

 

Manchas

Alimentos: tomate, melancia e goiaba.

Os alimentos de cor vermelha são ricos em lipoceno, um poderoso antioxidante, que protege contra os danos causados pelo sol, como manchas.

 

Flacidez

Alimentos: castanha-do-Pará, shitake, semente de girassol, farelo de trigo, kiwi e pimentas.

Motivo: os quatro primeiros, ricos em selênio, são opções que aumentam a elasticidade. Já o restante da lista estimula a produção de colágeno, um componente essencial para garantir a firmeza da pele. Alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas facilitam a síntese do colágeno. Abuse delas na sua dieta!

 

Ressecamento

Alimentos: abacate, nozes, sementes, azeite e salmão.

Motivo: as gorduras boas, como o ômega-3, reforçam a membrana da pele, facilitando a retenção de moléculas hidratantes na região.

Aline Mendes

Formada em Marketing, Pós-graduada em Produção Cultural e Instrutora de Yoga. Carioca com orgulho, flamenguista por opção, vegetariana por amor e chocólatra porque tenho uma mente gorda! Amante da natureza e viciada em viajar e conhecer outras culturas! Acredito que os bons são maioria, não acredito em horóscopo (mas leio todos os dias!), choro com comercial de margarina, falo pouco (juro!) e gosto de escrever sobre (quase) tudo!

problemas na pele
Problemas na pele? Uma boa alimentação pode ajudar!
gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
Toda busca na verdade é uma busca por aceitação
propósito de vida
Propósito de vida: você já encontrou o seu?
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro