Temperos naturais: 10 opções para dar mais sabor ao seu prato

Share Button

O que diferencia a comida saborosa da comida sem graça é um bom tempero. Se forem temperos naturais, então, haja sabor! Mas os temperos industrializados, utilizados na maioria das vezes para dar aquele gosto especial aos alimentos, podem não ser tão bons quanto parecem.

Esses condimentos costumam ter altos teores de sódio que, se consumido em excesso, pode causar o aumento da pressão arterial e inchaço corporal. Além disso, a maioria possui glutamato monossódico, um realçador de sabor que, segundo alguns estudos, pode alterar o metabolismo da fome e da saciedade, além de aumentar o risco de sobrepeso, mesmo em uma alimentação saudável.

Então fica a pergunta: por que não usamos mais temperos naturais em nosso preparo?

Para não prejudicar a saúde e nem o paladar, separamos alguns temperos naturais saudáveis e saborosos, que irão dar aquele toque especial a qualquer prato:

temperos naturais

 

Pimenta
Conhecida por dar um toque picante aos alimentos, a pimenta é um alimento termogênico, que ajuda a aumentar o gasto energético do corpo. Também auxilia na sensação de bem-estar, reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue e ameniza dores de cabeça e enxaquecas.

Alecrim
Ideal para dar um sabor marcante a diversos tipos de carnes, batatas, legumes, sopas e molhos. Auxilia na digestão e estimula a circulação.

Alho e Cebola
Podem ser usados em quase todos os tipos de pratos. Enquanto o alho fortalece a imunidade e ajuda a controlar a pressão e os níveis de colesterol, a cebola protege os vasos sanguíneos, ajuda a reduzir alergias e tem ação antiinflamatória e antioxidante. Além disso, estudos indicam que a dupla pode afastar o risco de diversos tipos de câncer.

Orégano
Pode ser usado em pizzas, pães, legumes, saladas, molhos de tomate, omelete, queijos e carnes em geral. Tem poder diurético, expectorante e antiinflamatório. Também ajuda a combater enjoos e gases.

Gengibre
Com aroma adocicado e sabor forte e picante, pode ser usado em carnes, sopas, saladas e legumes. Possui efeito termogênico, aumentando o gasto energético, melhora a digestão e eleva a imunidade.

Açafrão
Geralmente utilizado em sopas, molho de tomate, arroz, risotos, omeletes, carnes e frutos do mar, proporcionando um sabor mais agradável e deixando o prato mais colorido. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatória, além de melhorar a digestão.

Curry
Tempero tipicamente indiano, oferecendo um sabor picante, o curry é uma mistura de vários condimentos benéficos, sendo, por isso, rico em antioxidantes. Também protege de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson, e possui ainda efeitos antiinflamatórios, antibacterianos e antivirais. Pode ser usado em molhos, carnes, arroz e legumes.

Tomilho
Esta erva pode ser usada nos mais variados pratos, especialmente acentuando o sabor do peixe e do frango. Possui poder expectorante, antigripal, antiinflamatório, antioxidante, reduz o colesterol e ainda é digestivo.

Semente de Mostarda
De sabor picante e aroma agradável, as sementes de mostarda são utilizadas na preparação de molhos para saladas, carnes em geral, sanduíches e sopas. Possui ação termogênica, antiinflamatória, além de aliviar problemas respiratórios e intestinais.

Manjericão
Com um sabor inconfundível e ideal para dar um toque aos pratos, geralmente é utilizado junto com tomate, em saladas ou molhos, mas também combina com massas, carnes, omeletes e sopas. Protege o sistema cardiovascular e digestivo, além de ser fortificante e antigripal.

Você já utiliza algum desses temperos naturais em seu prato? Gosta de outros que não estão em nossa lista? Conte pra gente!

Priscila Ramires

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável, depois de muitos anos de junk food. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...