Veganismo e vida saudável

Share Button

É cada vez maior o número de brasileiros buscando um estilo de vida mais saudável na prática de esportes e nos cuidados com a alimentação. Mas uma mudança de hábitos não é uma tarefa tão fácil para a maioria das pessoas. Seja pela falta de tempo ou pela preguiça que bate na hora de calçar os tênis para uma caminhada e no momento de levantar do sofá, desligar a TV, colocar de lado o celular e o tablet e ir para a academia, esta é uma decisão que depende da conscientização de que somos aquilo que fazemos de nós mesmos e por nós mesmos.

Já para os veganos, esta conscientização vai além da preocupação com a sua qualidade de vida e se estende como uma preocupação social e moral pois considera que manter uma dieta baseada apenas em alimentos de origem vegetal é cuidar da própria saúde, do meio ambiente e do bem estar de bilhões de animais que são criados, explorados e mortos anualmente para a produção de alimentos.

Dentre tantas definições que se fazem do veganismo, este estilo de vida pode ser compreendido como um movimento social, filosófico e até mesmo ético e político, na medida em que evita toda forma de exploração e violência contra animais (humanos e não humanos) e contra o próprio planeta.

veganismo

Por que então não fazer do veganismo um movimento pela saúde e bem estar? São muitos e justos os motivos para se tornar um vegano, mas poucos são aqueles que buscam este estilo de vida adotando uma alimentação saudável que traz muitos benefícios. E de maneira mais direta e imediata. Cada vez mais estudos científicos em todo o mundo revelam os benefícios de uma dieta vegana, tanto que na última edição do “Guia alimentar para a população brasileira”, o mais importante do país, o Ministério da Saúde reconhece como saudável a alimentação vegana, baseada nos produtos de origem vegetal, e ainda admite serem prejudiciais à saúde produtos como carnes, laticínios, ovos e industrializados em geral, por promoverem obesidade, doenças do coração e outras doenças crônicas, como alergias e intolerâncias alimentares. Além disso, ainda há a enorme redução no risco de doenças como arteriosclerose, infarto, derrame, diabetes, câncer, constipação, entre outras.

Para os que se preocupam em manter a forma, a dieta vegana, por ser baixa em calorias, significa também um melhor controle de peso e colabora ampliando os ganhos que se pode ter com a prática de exercícios. São muitos os atletas veganos despontando por todo o mundo, mas isso é assunto para uma outra hora.

O mais importante é que os que adotaram o veganismo como um estilo de vida ético sentem sua consciência mais tranquila por saberem que sua alimentação não depende mais do sofrimento de animais mortos para satisfazer necessidades nutricionais que podem ser totalmente satisfeitas com uma alimentação que respeita o direito à vida de todos os seres.

Descubra o veganismo e as vantagens para a sua saúde. Como diz o nutricionista vegano George Guimarães, “quanto mais próximos estamos da realidade, mais próximos estamos da nossa própria consciência”. E todo mundo sabe que para um corpo são é preciso uma mente sã.

 

Para saber mais:

– Guia alimentar para a população brasileira, editado pelo Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf

– Dicas para se tornar vegano: http://www.papacapimveg.com/dicas-pra-virar-vegano-vegetariano/

– O que é um vegano?: www.vista-se.com.br/vegano

– Nutricionistas com conhecimentos em alimentação vegana em diversas cidades:  http://www.vista-se.com.br/nutricao/

Luiz Henrique Araujo

Luiz Henrique Araujo é jornalista, filósofo e vegano por amor e respeito aos animais. E-mail: lzhqarj@gmail.com

gordura saudável
Gordura faz bem e deve fazer parte da sua alimentação
fome emocional
Fome Emocional: Você Sabe Identificá-la?
alimentação intuitiva
Alimentação Intuitiva: Ouça seu Corpo e Pare Já Com as Dietas
dieta vegetariana
Dieta vegetariana: mitos e verdades
Aprenda a fortalecer os joelhos com yoga
Déficit de natureza afeta a saúde das crianças
florais de bach
Equilibrando as emoções com florais de Bach
check-up regular
A importância do check-up na prevenção de doenças
pilates e corrida
Pilates e Corrida: uma combinação eficiente
defesa pessoal
Defesa pessoal para mulheres
bike-friendly
Conheça as 20 cidades mais bike-friendly do mundo
tipos de yoga
Tipos de Yoga: Descubra qual combina mais com você
psicoterapia
Psicoterapia Vibracional: reencontre sua essência
3 dicas para transformar um fracasso em oportunidade
alimentos processados
Alimentos processados: por que fugir deles?
Cosméticos: veja como se cuidar sem crueldade
aulas gratuitas de tênis
Aulas gratuitas de tênis em São Paulo
produtos orgânicos com a komborgânica
Produtos orgânicos mais acessíveis com a Komborgânica
Aulas de culinária vegana
Aulas de culinária vegana gratuitas em São Paulo
Cozinha colaborativa
Pague o quanto quiser na cozinha colaborativa da Ecozinha
Ashram Vrajabhumi
Festival de 25 Anos do Ashram Vrajabhumi
Retiro de Yoga e Equilíbrio Emocional na Serra
yoga
Yoga de vários estilos na Conferência Carioca de Yoga
Corrida do Bem
Participe da Corrida do Bem no Rio de Janeiro

Receba nossas newsletters

Cadastre-se para receber as matérias do Leve pra Vida por e-mail.
Nome
E-mail
Secure and Spam free...